Sistema de travagem: entenda mais sobre o funcionamento

Um automóvel é composto por diversos sistemas, cada um tempo uma função específica e juntos trabalham garantindo a locomoção e segurança do condutor e passageiros. Um dos sistemas que mais atua na segurança é o sistema de travagem. Os travões são elementos importantes pois são componentes de segurança, que foram projetados com o objetivo de manter a capacidade de desaceleração do veículo consideravelmente maior que sua capacidade de aceleração.

Parar um veículo, principalmente quando este se encontra em grande aceleração, pode ser uma tarefa difícil, em especial se o espaço disponível é limitado e as condições de tráfego, aderência e técnicas do veículo são deficientes. Pisar o pedal de travão nem sempre resulta na diminuição de velocidade esperada e nem sempre permite a paragem do veículo em segurança no espaço útil disponível para o efeito.

Em momento em que se deseja que a velocidade do veículo seja reduzida, o motorista deve pressionar o pedal de travão, assim, irá iniciar o desaceleramento do automóvel. Se o sistema de travagem atuar normalmente, a pressão produzida sobre o pedal, é amplificada e transmitida aos travões, provocando resistência entre as superfícies de contato. O contato da borracha com o solo causa a redução de aceleração.

Com estar informações, passamos a entender que este sistema que permite reduzir a velocidade de um automóvel. O sistema de travagem engloba os seguintes componentes: o pedal do travão; servo-freio; bomba que fornece o fluído ao circuito hidráulico e os próprios travões.

É mais comum que os veículos possuam travões de discos dianteiros e travões de tambor no eixo traseiro. Para acionar, tanto uns como os outros, é utilizado o líquido de travões que transmite a pressão aos elementos de fricção (pastilhas e calços), através do cilindro mestre (ou bomba de travagem). Este cilindro mestre é acionado diretamente pela pressão do pedal de travagem, apesar de que na maioria dos casos ele é ajudado pelo servo-freio.

É importante realizar revisões periódicas no sistema de travagem do veículo. Em muitos casos, os problemas não são possíveis de detectar previamente, por isto, um profissional especializado deve estar sempre atento e conferindo se o sistema está funcionando corretamente, como deveria.

Se você perceber que o freio não está funcionando de forma correta ou com desempenho menor, além de apresentar ruídos, busque auxílio em um centro automotivo que seja de confiança, com mecânicos capacitados para identificar qualquer problema que seu carro possa apresentar. Desta forma, o mecânico pode trocar as peças necessárias que compõem este sistema, com peças que podem ser adquiridas em euautopecas.pt ou lojas físicas. Se você não possuir os devidos conhecimentos na área, não realize manutenções e troca de peças