Com recursos de emenda parlamentar, Escola Estadual Santos Dumont investe em projeto Horta Escolar

O vereador Lucas Lázaro Gerolomo (PSB), acompanhado de uma comitiva de alunos e professoras da Escola Estadual Santos Dumont e integrantes da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) apresentou ao prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa, o projeto Horta Escolar, no dia 22 de novembro.

Com iniciativa das professoras Márcia Pereira, Simone Ferreira e Eliete Teixeira o projeto mobilizou toda a escola: mais de 900 alunos e professores estão imbuídos no projeto que transformou um antigo campo de futebol abandonado, em uma horta orgânica que produz alimentos que incrementam a merenda escolar.

Conforme a professora Márcia Pereira, o projeto Horta Escolar só se tornou realidade graças ao apoio do vereador Lucas Gerolomo, que liberou recursos de emenda parlamentar para cobrir os custos iniciais da construção dos canteiros de alvenaria da horta.

“Esse projeto é a realização de um sonho antigo! Sabíamos que para desenvolvê-lo precisávamos, além de muita vontade e envolvimento das pessoas, de recursos. E juntamente com o grêmio estudantil, direção, coordenação, professores e alunos procuramos a ajuda de parceiros. Foi quando apresentamos o projeto ao vereador Lucas, onde ele abraçou o projeto da Horta Escolar e nos destinou uma emenda parlamentar para dar o pontapé inicial desse sonho. Com o recurso construímos 14 canteiros de alvenaria, material que ficará para turmas futuras desenvolverem o projeto”, conta a professora Márcia.

Segundo a professora, outra parceira do projeto é a Agraer, que por meio do agrônomo Altair Luis da Silva, promoveu palestra de orientação para alunos e professores, sobre a preparação do solo até o plantio de uma horta.

“Como iniciamos o projeto em março, gastamos muito tempo na preparação e o plantio só foi iniciado no mês de outubro.  Mas já estamos com uma horta linda e tudo que está sendo produzido colocamos na merenda escolar”, frisou Márcia. Entre as hortaliças produzidas na escola estão:  alface, couve, cebolinha, repolho, beterraba e a cenoura.

A estudante Livia Guilardi, de 16 anos, contou que aprendeu a cultivar verduras e legumes por meio do projeto Horta Escolar. “Como é uma horta orgânica ela não possui os agrotóxicos que encontramos nos legumes e verduras do mercado. Então, o gosto é diferente! Aprendemos a distinguir muitas coisas no projeto, como o que é raiz, o que é mato, e a importância da alimentação saudável. Estamos colocando a mão na massa”, ressaltou Livia, ao afirmar que na escola ocorre uma disputa de qual turma tem o melhor canteiro.

A professora Márcia concluiu que a Horta Escolar representa um grande aprendizado para todos. “É muito significativo! Cheguei ouvir de alunos que nunca tinham ido a uma horta perguntas como: O repolho dá embaixo da terra? O que é um legume ou uma raiz? Qual alimentou vai brotar embaixo da terra, qual não? E muitas outras perguntas que eles nos fizeram durante o plantio. Então uma informação que eles absorverem sobre o projeto, já agregou em conhecimento para eles”, finalizou a professora.

Durante o encontro com o prefeito Waldeli e autoridades, os estudantes aproveitaram para presentear o prefeito com “alfaces” produzidas na Horta Orgânica”. Sempre com uma visão empreendedora, Waldeli teceu alguns comentários sobre o projeto, elogiando a iniciativa e sugerindo que no futuro os alunos produzam mudas para beneficiar a comunidade escolar e assim multiplicar o número de hortas. O prefeito, atendendo a um pedido das professoras, ainda garantiu o empenho junto ao Governo do Estado para a construção de um muro no fundo da escola, local que está exposto às margens do Rio Sucuriú.

Durante a reunião, o vereador Lucas Gerolomo anunciou que em 2020 ele vai assegurar mais recursos de emenda parlamentar para o projeto Horta Escolar. Um dos objetivos do vereador é garantir a quantia necessária para a cobertura da horta.

Participaram da apresentação do projeto representando os professores Márcia Pereira e Simone Ferreira, representando os alunos os estudantes do 2º Ano B, Emily Santos, Matheus Longate, Livia Guilardi, Luana Ribeiro, Mariana Simey, o engenheiro da AGRAER, Altair Luis da Silva, o vereador Lucas Lázaro Gerolomo, o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, o secretário municipal de Assistência Social, Leandro Bortolazzi e o consultor de atendimento do Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE).

 

 

Fonte: Cassiane Mews / Foto: ARQUIVO PESSOAL DA ESCOLA