Uma história de superação, muitos desafios, de sucesso e que serviu de inspiração para todos os presentes. Assim foi a palestra do empreendedor Jota Abussafi na noite desta terça-feira, 20, em Chapadão do Sul.
Com o tema “O Sucesso anda de Limousine”, a palestra foi promovida por meio de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA, Associação Comercial – ACIAC, SEBRAE e Faems.
Com casa cheia, o evento ocorreu no Centro de Convivência da Melhor Idade, onde estiveram presentes empresários ligados ao comércio, funcionários, servidores municipais e autoridades.
Representando o Executivo Municipal, a Vice-Prefeita Liza Scheide parabenizou a parceria, entre as instituições que promoveram o evento, salientou a importância do trabalho da ACIAC em motivar o comércio local para superar a crise que afeta todo o país, mostrando assim que só combatemos as dificuldades enfrentando-as.
O presidente da ACIAC, Vilmar Júnior Zimpel lembrou o tempo em que está à frente da Associação Comercial, e segundo ele, muita coisa foi realizada neste período, mas que há muito ainda por fazer. “A crise que é tão discutida em todo o país, não pode afetar o sonho dos comerciantes de Chapadão do Sul, a cidade foi criada por pessoas que acreditavam em seus sonhos, é com esse espírito empreendedor dos pioneiros que a ACIAC, buscará o sonho de construir sua sede própria e vencer a crise que assusta a todos”, falou Junior.
Na oportunidade, o Presidente da Associação fez o lançamento da campanha “Comprar Aqui é Bom Demais”, que vai sortear como prêmio principal um veículo zero KM, no dia 31 de dezembro.
Júnior agradeceu a parceria e apoio que a Prefeitura Municipal tem dado a Associação Comercial e elogiou o trabalho da atual administração através do SEDEMA.
Todos os presentes foram pegos de surpresa ao verem o palestrante, Jota Abussafi entrar no salão vestindo um avental e distribuindo cartões de visitas. Ao pegar o microfone o anfitrião da noite perguntou ao público se estavam surpresos, ao vê-lo entrar com um avental.
Segundo ele aquela era uma maneira de mostrar que todas as profissões são dignas e que quando executadas com respeito, merecem também ser tratadas com respeito.
Em uma palestra leve e descontraída e que agradou a todos, Jota Abussafi, explanou sobre suas aventuras como empresário brasileiro nas décadas de 80 e 90, e que não deram certo, motivo que o levou ao chão muitas vezes, mas que o sonho de vencer na vida era mais forte que as crises daqueles momentos.
Certo dia viu uma frase que dizia que era muito frio na Flórida-USA e foi dormir com essa frase na cabeça, na manhã seguinte disse aos pais que iria tentar a vida nos Estados Unidos. Mesmo sem o consentimento dos pais vendeu os poucos bens que possuía comprou uma passagem e com apenas $ 450 dólares, desembarcou na terra do Tio Sam.
Sem um inglês fluente, passou por muitas dificuldades, fome e sem lugar para dormir, mas enfrentou-as e nas poucas oportunidades que a vida lhe deu, ele procurou aproveita-las e desta maneira conseguiu vencer.
Para chegar aonde chegou ele observou oque poderia fazer de diferente dentro daquilo que já existia há muito tempo, e que desta maneira o diferencial se sobre pôs e assim ele foi conquistando o seu espaço.
“O cavalo encilhado passa uma vez só e temos que estar preparados para montar nele e seguir viagem, no comércio ou na empresa que trabalhamos também é assim o cliente é nossa joia preciosa, temos que cuidar deles como se fosse peça única”, falou Jota Abussafi.
No final da palestra agradeceu a todos e disse que apesar de viajar pelo mundo o lugar onde ele gosta de estar é em Mato Grosso do Sul a terra que escolheu para viver e ser feliz.
Assecom – PMCS