Com a privatização da MS 306 viadutos que cortam Chapadão do Sul serão reestruturados. Novas passarelas de pedestre serão construídas
Aconteceu na manhã desta segunda-feira (09), uma coletiva de imprensa na sala de reuniões da Prefeitura de Chapadão do Sul, onde o Prefeito João Carlos Krug juntamente com vereadores secretários e outros membros, falaram de algumas novidades que estará acontecendo na cidade.
E durante a coletiva foi falado sobre a concessão da rodovia MS 306 passa pela cidade para a iniciativa privada, e os benefícios para a população Chapadão do Sul, que será a reforma dos Viadutos Élio Rosim e Vitório Tontini que são alvos de muitas críticas da população.
O viaduto Vitório Tontini que liga a Avenida Onze com a Mato Grosso do Sul, terá sua largura aumentada seguindo os tamanho das avenidas, facilitando o transito. E ainda poderá ser feito outro viaduto ou um grande rotatório próximo a Rodoviária e o novo loteamento (antiga fazenda Carazinho) mas este ainda será feito um estudo para saber qual será melhor opção.
A Avenida Dois e a Ruas Brasil, marginais da rodovia MS 306, também receberão investimentos.
E ainda serão construídas algumas passarelas para pedestres em pontos estratégicos para facilitar o acesso entre os bairros.
O Prefeito João Carlos ainda falou que durante as obras haverá alguns transtornos para população, mas será necessário desenvolvimento.
Krug ainda falou que durante as obras na MS 306, Chapadão do Sul poderá ter uma acréscimo de até três mil pessoas em sua população, o que gerará mais empregos e receitas ao comercio local e também aumentando a arrecadação do município.
Concessão da MS 306
Leiloada na semana passada por mais de R$ 605 milhões, a concessão da MS-306 é tratada como um divisor de águas na administração pública estadual. A rodovia é a primeira concessão do Governo de Mato Grosso do Sul.
Situada no Nordeste do Estado, a MS-306 possui 219,5 quilômetros de extensão e atende os municípios de Costa Rica, Chapadão do Sul e Cassilândia – região economicamente conhecida pela produção de açúcar, álcool, algodão, soja, milho, madeira e carne. Quem vai administrar o trecho por um período de 30 anos é o Consórcio Way-360, formado por cinco empresas.
O contrato de concessão da MS-306 tem estimativa de investimentos de aproximadamente R$ 1,7 bi no período de 30 anos. Segundo estudos, com a concessão deve ocorrer a redução do número de acidentes, geração de mais de dois mil empregos diretos e indiretos, diminuição do tempo de deslocamento e economia de R$ 4 milhões/ano em investimentos na manutenção da rodovia.
O contrato entre o consórcio e o Estado deve acontecer em até 90 dias, com pagamento de 19% do valor da proposta de R$ 605.306.000,00 de outorga. As obras na rodovia têm previsão de início em meados de 2020, e as praças de pedágio no período de um ano após início dos investimentos.