Os funcionários e o proprietário de uma fazenda na localidade de Duas Barras, distrito de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, foram surpreendidos com um acontecimento raro, logo no começo da manhã desta quarta-feira (12). Uma vaca Nelore deu cria a cinco bezerros, algo inédito na fazenda e na região. Rapidamente a notícia se espalhou pela localidade, como contou o vendedor Flávio Calvi, de 27 anos.
“Foi bem no começo da manhã, acredito que ela tenha parido ainda de madrugada. Sabemos que a gestação foi fruto de uma inseminação artificial, e o touro doador é da raça Aberdim Angus. Infelizmente três dos cinco filhotes morreram depois que foram bicados por urubus, mas os que sobreviveram estão saudáveis e fortes”, comentou.
Segundo ele, quando os vaqueiros chegaram para resgatar os bezerrinhos, eles já haviam sido mortos pelos urubus – situação comum, mas o vendedor garantiu que todos nasceram saudáveis e sem qualquer anormalidade. A morte de três das cinco crias foi lamentada pelos que presenciaram o fato inédito.
Raridade
O veterinário Edgar Sixto explicou que esse tipo de caso é algo raro de acontecer. Segundo ele, geralmente ocorrem gestações de gêmeos ou de no máximo três bezerros em uma mesma gestação. “Isso não é comum. Pelo contrário, é algo totalmente atípico. O fato de ter sido uma inseminação artificial pode ter contribuído para este fenômeno”, definiu.
Edgar contou ainda que mesmo que todos os filhotes sobrevivessem, naturalmente alguns deles morreriam em poucos dias ou semanas. “Uma vaca é capaz de gerar alimento para no máximo dois bezerros. Sem o apoio humano fatalmente alguns acabariam morrendo”.
O veterinário recomendou que a vaca não seja mais inseminada, pois uma nova gestação quíntupla ou semelhante poderia colocá-la em risco de morte.
GAZETA ONLINE ;Murilo Cuzzuol