Na última terça-feira, 20 de outubro, foi publicado na Edição Nº 1.538/Ano X – do DIOCRI – Diário Oficial do Município de Costa Rica – na Página 35, a Portaria Nº 81/2015, que autoriza o reinicio da construção do cilindro de armazenamento de água da obra de construção da Caixa D ?Água de 545 m³ – localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, Vila Alvorada, em frente à rotatória, de acordo com o Edital de Licitação nº 01//2015.
Na semana passada, o SAAE – Serviço Municipal de Água e Esgoto – teve que suspender o andamento da obra depois que recebeu denúncia de um empresário da cidade. “Após recebermos a denuncia, suspendemos o andamento da obra e solicitamos parecer técnico do Fiscal de Obras, o secretário de Transportes, Urbanização e Obras Públicas, engenheiro Civil Renato Barbosa de Melo”, contou o diretor da autarquia Antônio Divino Félix ‘Tonin Félix’.
No último dia 14 de outubro, foi realizada uma reunião de explanação, explicação e apresentação do Projeto Mecânico que contou com a presença do empresário denunciante, do representante da empresa denunciada ESG Engenharia Projetos e Construções EIRELI, do diretor do SAAE, Antônio Divino Félix ‘Tonin Félix’ e do vice-prefeito e secretário de Governo, Roberto Rodrigues, oportunidade em que todos debateram o assunto em questão e instituíram a Portaria de 78/2015 que tratou de uma série de providências a serem tomadas.
De acordo com o Laudo Circunstanciado N°. 22/2015, assinado pelo engenheiro Renato Barbosa, conforme vistoria realizada in-loco no último dia 16 de outubro, constatou-se que os três últimos anéis superiores, não estavam de acordo com o especificado no memorial descritivo do referido processo. Diante disso, foi solicitado à empresa responsável pela obra a substituição imediata dos últimos três anéis para espessura correta de 4.75 mm (quatro ponto setenta e cinco milímetro) conforme memorial descritivo do referido processo.
O empresário também denunciou a forma do jateamento, mas o engenheiro Renato Barbosa descreve no laudo que tal procedimento foi substituído por tratamento químico. “Ainda quanto ao jateamento veiculado na denuncia é método já superado e está proibido pelo processo que utilize areia seca e úmida, conforme o Art. 7º da Portaria Nº, 99/2004, de 19 de outubro de 2004. Estamos utilizando um preparador de superfícies que limpa e ativa superfícies para oxidação preta a frio com Oxi Black, tornando desnecessário o jateamento ou o lixamento da superfície para remoção da ferrugem, conforme preconiza a Portaria MTE 99/2004 de 19 de outubro de 2004”, relatou.
Segundo o diretor do SAAE, quanto aos demais serviços que estão sendo executados encontram-se dentro das especificações técnicas previstas no edital e projeto básico. ‘Tonin Félix’ finaliza agradecendo a denúncia feita pelo empresário do ramo de construção de caixas de água. “Não somos conhecedores de espessura de chapa empregada no reservatório e se não fosse o Cocó, talvez não conseguiríamos ter detectado e corrigido o problema. Muito obrigado mesmo”.
O reservatório com capacidade de 545M³ que está localizada acima da FHCR – Fundação Hospitalar de Costa Rica – irá atender os bairros: Vila Santana, Vila Alvorada, Vila Nunes, Jardim Barbosa, Jardim Liberdade, Sonho Meu II, e grande parte do centro da cidade atingindo 25% da população.
O Processo Licitatório Nº 02/2015, Edital N° 01/2015 – objeto de contrato Nº 05/2015 está à disposição para consulta pública no SAAE.