PARAÍSO DAS ÁGUAS – A nova escola do distrito de Bela Alvorada que será entregue neste sábado (7), recebe o nome de Escola Municipal Kou Takahashi, o fundador do Projeto Cooperativa Agrícola Mista de Alvorada do Sul – CAAMAS, criada em 21/05/1972, onde ele foi fundador, expandindo para a região, que hoje se tornou o distrito de Bela Alvorada.
Sem o empenho e dedicação deste fundador, jamais existiria o distrito. Desbravador do cooperativismo, Kou Takahashi, natural de Kagawa, Kem, nascido aos 03/10/1918.
Em 1954 chega à região de Alvorada do Sul (PR) – município que ele contribuiu e muito para seu desenvolvimento.
Em Mato Grosso do Sul, semeou o progresso e desbravou o cooperativismo, através do Projeto Cerrado, que originou os municípios de Camapuã e Água Clara.
Durante sua trajetória de sucesso e de empreendedorismo conquistou vários prêmios e foi homenageado por várias comendas e títulos. À convite do então presidente da República, João Figueiredo, viajou ao Japão onde convenceu autoridades japonesas do cooperativismo e conquistou o apoio para a implantação do Projeto Cerrado.
Kou Takahashi era casado com Katsuo Makita, com quem teve cinco filhos. Faleceu aos 88 anos em 21/07/2006.
Mesmo a nova escola homenageando esta grande personalidade, levando seu nome, a gestão municipal de Paraíso das Águas, não deixará de honrar a memória e o nome de Joaquim Cândido, que durante longos anos levou o nome da primeira escola do distrito. Onde hoje funciona a Escola Municipal Joaquim Cândido, será toda revitalizada para a implantação de projeto educacional, como informou o prefeito Ivan Xixi (DEM).
O nome da nova escola foi criado um projeto de lei, de autoria do vereador Edson Prechilack de Lima (MDB), discutido e aprovado em plenário e o autógrafo de lei encaminhado para o Executivo Municipal.
O vereador Edson que é morador pioneiro do distrito, agradeceu ao apoio dos demais vereadores e do prefeito municipal, na acolhida do nome que homenageia quem tanto contribuiu para a existência do distrito e ressaltou a importância de continuar viva a memória também de Joaquim Cândido, pioneiro que muito fez pela comunidade.
Britonews