Projeto Preservágua do MP certifica produtores com nascentes preservadas no Município.

O Ministério Público, através da Dr ª Fernanda Azambuja, realizou em Chapadão do Sul, a entrega dos certificados aos proprietários de fazendas, que cumpriram ou cumprem metas, desenvolvidas no Projeto Preservágua, que tem como principal objetivo monitorar as nascentes e áreas de Preservação Permanente (APPs) das regiões dos Municípios de Chapadão do Sul e de Paraíso das Águas, bem como conscientizar a população local.

O projeto, monitorou 143 nascentes em Chapadão do Sul e Paraíso das Águas, com identificação e preservação dos cursos hídricos, além da recuperação de nascentes degradadas com as medidas mitigadoras necessárias (isolamento da área; responsabilização criminal e civil por desmatamento e poluição; facilitação da acessibilidade da fauna silvestre e garantia do abastecimento dos cursos hídricos).

Destes Apenas 14 propriedades apresentaram algum problema que exigirá algum tipo de intervenção ambiental do MP.

Para fazer o monitoramento foi utilizado um drone fez as imagens aéreas que possibilitou a análise detalhada e rápida das propriedades rurais com nascentes.

Por meio do projeto, criado em 2018, foi possível identificar e recuperar nascentes degradadas, garantindo o abastecimento dos cursos hídricos, o que implica aumento da vazão e qualidade da água.

Profunda conhecedora do setor, já que é filha de agrônomo a Drª Fernanda Azambuja, procurou usar do bom senso, utilizando de diálogo com proprietários, evitando ações judiciais ou multas, que acabou tendo como resultado onde 90% das propriedades monitoradas, preservam suas nascentes de forma correta.

A execução do projeto também contempla a educação ambiental. Para tanto, a Promotora de Justiça e idealizadora do Projeto Preservágua, Fernanda Proença de Azambuja, e o seu responsável técnico, o engenheiro florestal Raphael Cardoso,].