Criminalidade em Chapadão do Sul está abaixo da média do Estado
A Superintendência de Inteligência de Segurança Pública, Coordenadoria de Fiscalização e Controle publicou uma Estatística e Análise Criminal de Chapadão do Sul, do período de janeiro a setembro de 2018 e de 2019, que apresenta baixo índice de criminalidade quando comparado com os registros da maioria dos demais municípios de Mato Grosso do Sul.
Segundo o mesmo relatório, os crimes contra o patrimônio apresentam queda expressiva no município. Os roubos registram um índice de 79,3 ocorrências por 100,000 habitantes, bem abaixo da média no Estado de Mato Grosso do Sul que é 204,4 ocorrências por 100,000 habitantes.
Em números absolutos, os crimes mais cometidos em Chapadão do Sul são; furto e furto em residência. O relatório aponta 12 tipos de crimes, discriminando furto, furto em residência, furto de veículos e além de várias modalidades de roubos. Em apenas um item observa-se aumento, o homicídio culposo no trânsito, que em 2018 foram três, para cinco em 2019, um aumento de 62,3%. Um crime ocorreu somente em 2019, no levantamento apresentado foi o feminicídio, quando ocorreu um. O crime que teve maior queda foi o de roubo a veículo. Em 2018 ocorreram seis e caiu para apenas um em 2019, ou seja 83,8% menor.
A diminuição da criminalidade em Chapadão do Sul ainda chama mais a atenção se considerar que a população vem crescendo anualmente. O relatório da Superintendência de Inteligência de Segurança Pública aponta que a população de Chapadão do Sul subiu de 24.559 em 2018 para 25.218 em 2019, um aumento de 2,7%.
Segundo o Delegado de Polícia de Chapadão do Sul, Dr. Felipe Machado Potter, a diminuição da criminalidade no Município, mesmo com aumento da população, se dá devido ao intenso trabalho das forças policiais que estão em ação dioturnamente, com total apoio dos poderes públicos municipais através do Conselho Municipal de Segurança, que ajudam a manter essas forças em constante atividade.
Fonte: Jovemsulnews