O município de Alcinópolis deu início ao 1º Plantio de Soja no campo experimental do Projeto de Integração Lavoura e Pecuária na Fazenda Rodansechis, realizado em parceria com a Fundação Chapadão de Agricultura e Pecuária. O lançamento oficial ocorreu nesta quinta-feira 21.
A iniciativa da introdução da soja no município, partiu do prefeito Dalmy Crisóstomo, durante um encontro com técnicos e diretores da Fundação Chapadão.
Bastante empolgada com esse novo projeto no município, o prefeito Dalmy Crisóstomo afirmou que o Plantio da soja do Projeto de Integração Lavoura e Pecuária, é mais uma expectativa de progresso e desenvolvimento. “Demos o primeiro passo de um sonho que se iniciou a mais de um ano com muito trabalho e dedicação da nossa equipe, dos nossos vereadores que analisaram e aprovaram por unanimidade esse projeto. Alcinópolis hoje vive uma nova história e estamos plantando o futuro para nossa população. Esse projeto sem dúvida será um divisor de águas, irá gerar no futuro mais emprego e renda, através do plantio de soja, que além da colheita, os nossos produtores rurais poderão recuperar as áreas degradadas aumentando assim a quantidade de cabeças de gado por hectare”.
O prefeito fez questão de afirmar que “Agradeço imensamente toda nossa equipe das secretárias de desenvolvimento, agricultura e pecuária, de planejamento, administração e finanças, de obras, a Câmara municipal, ao Sr. Antônio Ricardo Sechis por acreditar nesse projeto e disponibilizar uma área da sua propriedade para o campo experimental, a Fundação Chapadão de Agricultura e Pecuária que está desenvolvendo a pesquisa e todos que de alguma maneira contribuiu para esse projeto”.
O secretário municipal de Planejamento, Administração e Finanças, Laeryk Rodrigues, considerou o projeto um divisor de águas que irá gerar no futuro mais emprego e renda. “As áreas anteriormente utilizadas exclusivamente pela pecuária começam a disputar espaço com as atividades agrícolas, como as culturas da soja, por exemplo”.
O diretor executivo da Fundação Chapadão, Fabiano Bender, apresentou o trabalho de apoio e pesquisa realizado pela equipe técnica, ressaltando que tudo é um processo que necessita ser construído ao longo do tempo. Na oportunidade, parabenizou a Administração Municipal pela iniciativa. “Vocês estão buscando algo diferente para transformar toda uma região e o nosso papel é orientá-los pelo caminho mais viável”, explicou.
Sobre o plantio – No local serão plantadas cinco variedades de soja em 1,5 hectares de terra dos 4,5 hectares que serão utilizados pelo projeto que, além do cultivo, trabalhará com estudo e pesquisa para o melhor resultado de adaptação e produção desses grãos também em outras áreas do nosso município.