O Programa União Faz a Vida foi desenvolvido pelo Sistema Sicredi em 1995 para ampliar o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo e a natureza das sociedades cooperativas. E até hoje segue o lema que inspirou sua criação e seu principal objetivo: promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes. Por meio da metodologia de projetos, os estudantes deixam o papel de receptores de conhecimento e tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem.
No início de 2019, a Sicredi Celeiro implantou o programa em Chapadão do Sul nas Escola Municipais Ribeirão, Pedra Branca e Aroeira, todas escolas rurais. Para a diretora das escolas rurais, Josiana Gomes foi bastante desafiador. “A metodologia do PUFV é diferente, o aluno faz parte, é pesquisador, o projeto é construído durante o ano letivo, isso foi um grande desafio e nossas escolas se desenvolveram muito com esse programa, pois aprendemos a trabalhar através da cooperação”, disse.
O programa muda a rotina escolar dos alunos, que passam a ser protagonistas. “Aqui é muito diferente, temos horta, temos diversas atividades que em outra escola eu não tinha”, destaca a aluna do 7º ano, Monique Kessler Belotti.
Durante o primeiro ano de trabalho 15 projetos foram desenvolvidos, muitas barreiras foram quebradas e a família passou a fazer parte do dia a dia das escolas. As famílias também são impactadas, como destacou Leandro Ferreira dos Santos, pai de um dos alunos. “O interesse pela escola, pelo estudo e pelas atividades aumentou muito, sem contar o comportamento também”.
Consolidado no país em muitos municípios onde o Sicredi está presente, a implantação do PUFV já era um sonho antigo da cooperativa e foi possível devido à parceria com Chapadão do Sul. “Esse ano tivemos muito progresso, é um programa que só tem a crescer, pois envolve toda a comunidade, não só os alunos. E preza pela formação do cidadão, o papel da educação através da cooperação e do cooperativismo”, destacou o secretário de educação Guerino Perius.
A metodologia própria baseada nos conceitos de justiça e cidadania envolve não só professores e alunos, mas faz com que pais e toda a comunidade se interesse pelos projetos desenvolvidos. “Com o União Faz a Vida temos uma escola sem muros, crianças, pais e comunidade se juntam para desenvolver cada detalhe, isso nos emociona muito”, detalhou o vice presidente Régis Andrighetto.
“Estamos completando um ano do PUFV em Chapadão do Sul e só temos que agradecer. É uma realização para nós e saímos com a sensação de dever cumprido por ver os projetos concluídos. Ver a cooperação entre a escola, comunidade e a cooperativa e ver a nossa contribuição nisso, na formação dessas crianças e jovens”, declarou o presidente da cooperativa, Jaime Rohr.
*Gabriela Borsari