Com a meta de movimentar o município e gerar negócios, Chapadão do Sul recebeu mais de 1.200 pessoas na última semana, durante o Dia da Oportunidade. O evento começou na quinta-feira (7) com a palestra Estratégias inteligentes: Transforme dificuldades em vendas”. A capacitação ocorreu no Centro de Convivência da Melhor Idade, quem compartilhou conhecimentos sobre o assunto foi o consultor de Marketing e Vendas, Ricardo Lemos, especialista em Administração de Marketing e Inovação e Difusão Tecnológica.
Já a feira foi montada na Escola Carlos Drummond de Andrade, onde reuniu expositores, capacitações empresariais, soluções tecnológicas, entre outras atividades gratuitas para a população. É a primeira vez que o município recebeu a iniciativa, que faz parte do programa Cidade Empreendedora – parceria entre o Sebrae e a Prefeitura para estimular o desenvolvimento econômico local.
Durante a abertura do evento, a diretora técnica do Sebrae/MS, Maristela França, destacou as ações para fomentar o empreendedorismo. “Desde a adoção do programa, as oportunidades de negócios têm crescido em Chapadão do Sul. E quando o assunto é empreendedorismo, o município é destaque, com a Sala do Empreendedor realizando um trabalho exemplar. A cidade mostra caminhos possíveis para a geração de emprego, aumento da renda e a promoção do desenvolvimento econômico e social”, disse.
Entre as iniciativas, está a presença do empreendedorismo nas escolas, com quase quatro mil alunos capacitados em Educação Empreendedora. O resultado dos estudos também foi mostrado no Dia da Oportunidade, na Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Além da formação, a Sala do Empreendedor possui ampla atuação na cidade, com o cadastro de mais de mil Microempreendedores Individuais.
Os resultados do empenho são observados. Hoje, Chapadão do Sul é reconhecida nacionalmente pelo empreendedorismo e boas práticas na gestão pública. Por duas vezes, o prefeito João Carlos Krug conquistou o prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Em 2019, o projeto “Chapadão do Sul Polo de Desenvolvimento e Inovação” foi vencedor na categoria Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios.
“A nossa parceria com o Sebrae é antiga. Buscamos estimular o estudo do empreendedorismo e percebemos que as crianças estão motivadas a ir para a escola, além de todas as ações voltadas para o comércio, onde conseguimos movimentar a cidade. Temos um grande número de MEIs no município e percebemos que reduzir impostos gerou maior arrecadação, com mais empresários regularizados”, declarou o prefeito.
Desburocratização
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Felipe Augusto Scorsatto, as políticas públicas cridas em Chapadão do Sul para os pequenos negócios são referência no país. “Alguns exemplos são o desenvolvimento do Cartão MEI, que permite a integração do comércio local com os Microempreendedores Individuais por meio de descontos e condições especiais; e o MEI Móvel, para facilitar o acesso do atendimento ao empresário com mobilidade reduzida”, disse.
Outro ponto forte é desburocratização para quem quer abrir um negócio no município, com o procedimento feito de forma digital. “Desburocratizamos o processo de abertura de empresa, antes o empresário levava a documentação em papel para cada órgão, agora o procedimento é feito de forma digital em um único local: A Sala do Empreendedor, que fica na Central Integrada de Desenvolvimento Sustentável, integrada aos setores da Receita Federal e Junta Comercial”, explica o agente de desenvolvimento local Junior Teixeira.
Para mais informações sobre eventos e capacitações do Sebrae no município, entre em contato com a Sala do Empreendedor de Chapadão do Sul, que está localizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), pelo telefone 3562-1821 ou ainda pelo e-mail: saladoempreendedor@chapadaodosul.ms.gov.br