Produtores da região norte de MS se mobilizam contra aumento na alíquota do Fundersul

Proposta do Governo do Estado enviado à Assembleia Legislativa propõe aumento que pode chegar até a média de 40%, e produtores rurais protestaram contra a situação.

O Sindicato Rural de Chapadão do Sul foi uma das entidades sindicais que  assinou a  Nota de Repúdio contra o aumento dos impostos do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviária do Estado de Mato Grosso do Sul) determinado pelo Governo do Estado. A majoração pode chegar a cerca de 40%

Produtores da região norte de Mato Grosso do Sul através de seus sindicatos rurais se reuniram na manhã deste sábado (09) em São Gabriel do Oeste para discutir sobre o aumento nas alíquotas de arrecadação do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviária do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundersul), proposto pelo Governo do Estado e encaminhado aos deputados estaduais para votação.

Na reunião, que contou com a presença dos presidentes dos sindicatos rurais de São Gabriel do Oeste, Jaraguari, Camapuã, Coxim, Pedro Gomes, Alcinópolis, Figueirão e Chapadão do Sul, os produtores foram unanimes em demonstrar a preocupação em relação a atitude do Governo do Estado.

“O Governo Federal vem divulgando que a política do governo é reduzir e até eliminar alguns tributos, já o nosso governador propõe justamente o contrário, e ele sabe que quem o elegeu, tanto no primeiro como no segundo mandato, foi o agronegócio, e durante a campanha ele pregou que teria um cuidado especial com o setor, então nos preocupa essa atitude. Por isso os Sindicatos da região norte estão se mobilizando e tiramos um documento onde repudiamos essa atitude”, explicou o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, Vilson Brusamarello.

 

Os produtores rurais definiram também informar aos deputados estaduais o posicionamento da categoria, onde vão se mobilizar para que os parlamentares vejam que a proposta do Governo do Estado vai na contramão do que a sociedade escolheu nas últimas eleições, que é um estado mínimo, enxuto e que diminui suas despesas. “Vamos conversar com todos os deputados estaduais informando para eles das consequências se esse tributo for aprovado”, disse Vilson.

O presidente do Sindicato Rural de São Gabriel também convoca toda a população para participar do movimento contra a aprovação do projeto. “Estamos convidando toda a sociedade para participar desse movimento, porque, com certeza, quem vai pagar a conta é a sociedade, pois, com aumento dos tributos certamente haverá aumento no preço dos produtos e a comida que chega à mesa das pessoas certamente vai ficar mais cara, então, todos vão ser afetados caso esse projeto do Governo do Estado seja aprovado na Assembleia”, disse Vilson Brusamarello.