Há mais de três anos implantada na Rede Municipal de Educação de Costa Rica, disciplina de educação financeira passa a ser obrigatória no Brasil em 2020
O eixo de educação financeira será implementado a partir de 2020, em todo País, o mesmo foi incluído pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular – para o ensino infantil e fundamental como disciplina transversal.
Em Costa Rica – MS, a educação financeira e empreendedorismo, é realizada desde 2017, com os alunos da REME – Rede Municipal de Educação – além da implementação dentro de sala de aula os alunos fazem feiras de empreendedorismo, incentivando a economia e o lado empreendedor dos alunos com o projeto “Empreendedor do Futuro”.
Segundo o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, o Município saiu na frente mais uma vez “além de inovar, estamos incentivando as crianças empreenderem e economizarem. Estamos formando crianças para se tornarem empreendedores e futuros fiscalizadores da gestão fiscal”, falou.
O componente surgiu da perspectiva transformadora de futuro da SEMED – Secretaria Municipal de Educação – aliada a visão empreendedora do prefeito Waldeli dos Santos Rosa e ganhou o apoio do SEBRAE/MS – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul por meio do JEEP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos.
O projeto “Empreendedor do Futuro” rendeu ao Governo de Costa Rica o Prêmio Prefeito Empreendedor 2019, na categoria Empreendedorismo na Escola. A premiação foi entregue ao prefeito Waldeli e a secretária de Educação, professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, em 24 de abril de 2019, durante o evento realizado pelo SEBRAE/MS em Campo Grande – MS.
“O objetivo do projeto é incentivar os alunos a refletirem sobre os problemas vivenciados na escola e na comunidade, tornando-os agentes transformadores, por meio da educação financeira. São promovidas atividades educativas que ofereçam algumas noções profissionais e financeiras de maneira a estimular habilidades e competências uteis para toda vida, demonstrando que se educar financeiramente e saber empreender é muito importante”, enfatizou a secretária de Educação, professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral.
*Assecom PMCR