Chapadão do Sul: PM salva vida de recém nascido engasgado com leite materno

O “Super Herói” de ontem em Chapadão do Sul não tem nenhum  super poder especial além da obstinação pelo missão de proteger a sociedade. Foi o Policial Militar Renê quem aplicou a técnica denominada “Manobra de Heimlich” que salvou a vida do bebê que estava roxo, inerte e já sem os sinais vitais. Ele e o soldado Matos estavam numa ocorrência quando a mulher saiu correndo para o meio da rua sacudindo o bebê de apenas um  mês. Já estava desmaiado devido à falta de ar causada pela obstrução da via nasal por leite materno. Renê pegou a criança e começou a fazer o procedimento  dentro da viatura enquanto Matos dirigia rapidamente para o Pronto Socorro do Hospital Municipal.

AÇÃO RÁPIDA DOS PMS FOI CRUCIAL – A ação rápida da dupla de PMs salvou a vida da bebê, segundo o médico plantonista Álvaro Melandes Neves da Paz que deu continuidade ao atendimento emergencial. Renê parou com o procedimento somente após a desobstrução e a saída do líquido que estava obstruindo o ar, ainda dentro da viatura. A criança ficou algumas horas em observação e liberada para a mãe em boas condições. O trabalho  mais importante já tinha sido feito pelo Polícia Militar.

MISSÃO CUMPRIDA – Fazer partos ou salvar pessoas usando técnicas de salvamento não são técnicas tão comuns aos PMs quanto para o Corpo de Bombeiro. O PM Renê mostrou – na prática – que um policial bem preparado pode fazer a diferença nestas situações. Ele deve ter sido um aluno dedicado e observador  nas aulas aplicadas na academia de formação. A “Manobra de Heimlich” não é complexa, mas exige muita calma e técnica para ser bem sucedida e salvar a vida de quem está engasgado.

MORTES – Uma criança morreu engasgada com leite enquanto mamava em Chapadão do Sul em 2016 no bairro Esperança. Apesar da proximidade com o socorro não foi possível salvar a vida do bebê, numa situação parecida com a de ontem. O Corpo de Bombeiros foi acionado tardiamente por uma vizinha. O rádio operador ainda chegou a dar as orientações básicas para o procedimento de tapotagem. Infelizmente já não era mais possível salvar a menina. Neste período pelo menos três já morreram por  não teremsido socorridas a tempo.

HEIMLICH –  A manobra de Heimlich é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por um corpo estranho. Foi descrita pela primeira vez pelo médico Henry Heimlich em 1974 que induz uma tosse artificial, que vai expelir o objeto da traqueia da vítima. Uma pessoa sozinha consegue realizar a técnica correta e desobstruir a via aérea, posicionando suas mãos na região abdominal e exercendo uma pressão sobre o final do diafragma, comprimindo indiretamente a base dos pulmões e expelindo assim, o objeto causador da obstrução.

PROCEDIMENTOS

Vítima em pé

– Ficar atrás da vítima;
– Posicionar uma de suas pernas entre as pernas da vítima, servindo de base caso ela desmaie;
– Colocar o braço em volta da cintura da mesma;
– Fechar uma mão e colocar o lado do polegar contra o abdômen da vítima entre a cicatriz umbilical e o apêndice xifóide;
– Com a outra mão envolver a mão fechada e pressionar o abdômen da vítima;
– Puxar ambas as mãos em sua direção, com um rápido empurrão para cima e para dentro, comprimindo a parte superior do abdômen com a base do pulmão, expulsando o ar e movimentando o objeto causador da obstrução.
– Realizar cinco vezes a manobra com uma compressão firme e vigorosa, suficiente para movimentar o objeto e desobstruir as vias aéreas;
– Caso a vítima fique inconsciente, a manobra deverá ser interrompida e deve-se iniciar a reanimação cardiorrespiratória.

Vítima deitada ou inconsciente

– A vítima deve ser colocada em decúbito dorsal, ou seja, com as costas no chão;
– Ajoelhar-se por cima da coxa da vítima ou posicionar-se lateralmente a ela;
– Colocar a segunda mão diretamente sobre a primeira e realizar a compressão abdominal;
– Observar se o objeto foi expulso.

Vítimas obesas ou grávidas

– Posicionar-se atrás do paciente;
– Posicionar uma de suas pernas entre as pernas da vítima;
– Posicionar as mãos acima do apêndice xifóide;
– Realizar as compressões abdominais;
– Verificar se o objeto foi expulso.

Desobstrução de vias aéreas em crianças menores que 1 ano

– Deitar a criança de bruços sobre o braço;
– Apoiá-la na palma da mão, de cabeça para baixo;
– Bater nas costas com as mãos em concha;
– Verificar se o objeto foi expulso.

 

 

 

*Chapadense News – César Rodrigues