No dia 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor, data em que se homenageiam os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país. A Câmara de Vereadores de Costa Rica-MS parabeniza a todos estes profissionais que durante boa parte de nossas vidas são nossas referências. Na educação infantil são responsáveis por nos mostrar uma infinidade de coisas novas e são os olhos de nossos pais. Mais tarde, é com eles que nos preparamos para a chegada à universidade ou à vida profissional. No meio do caminho, alguns até se tornam bons amigos.
Voltando um pouco mais para a história desta data comemorativa, a origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.
Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas.
Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”. O responsável por aprovar esse decreto foi o presidente João Goulart.
*Com informações do Brasil Escola
Fonte: Cassiane Mews / Foto: ASSECOM/CMCR