A Viação São Luiz sofreu na tarde desta quarta-feira (9) a 10ª multa nos últimos 10 dias por irregularidades, como venda de passagens para posteriormente cancelar o embarque e omissão de horário. Os valores acumulados chegam a R$ 14 mil.
O Campo Grande News apurou que o ônibus estava quebrado e os passageiros foram informados de que outro veículo sairia às 20h. Um funcionário da empresa, que preferiu não se identificar, informou apenas que o ônibus não saiu no horário e que estava previsto o embarque apenas de dois passageiros.
Ele confirmou que o próximo sairá às 20h, mas disse que os passageiros foram deslocados para outras empresas.
Conforme a Agepan, foram aplicadas multas por omissão de horário, quando emitem passagem para determinado horário, venda de passagens, mas o veículo não sai no período determinado. A multa foi de cerca de R$ 1,5 mil.
O chefe de Fiscalização da Agepan, Hélio Leite da Silva Junior, afirmou que não foi à primeira autuação contra a empresa nos últimos dias. Segundo ele, além da omissão de horário, a companhia foi autuada por retardamento de horário, quando o ônibus está previsto para sair, mas encosta na plataforma acima do horário previsto para sair.
“Estamos fiscalizando regularmente principalmente quem faz viagens interestaduais para que [as empresas] não atuem de forma clandestina”.
Segundo ele, as fiscalizações estão ocorrendo nos terminais e também nas rodovias. Diz também que há conscientização dos passageiros nas viagens, como usar o cinto de segurança.
A aposentada Elisabeth Cortez, de 58 anos, partiu de São José do Rio Preto (SP) e desembarcou nesta tarde na rodoviária para visitar a filha. Ela disse que não enfrentou dificuldades na viagem. “A qualidade é ótima, tanto no quesito conforto, como segurança”.
A doméstica Carlita Alves, de 70 anos, veio de Penápolis (SP) também para visitar a filha, que não vê há oito meses. “A viagem foi tranquila, apesar de longa, mas não vi nenhum tipo de irregularidade”, disse.
*Campo Grande News – Gabriel Neris e Liniker Ribeiro