Nasceu no dia 02 de Abril de 1942, na Linha Popi, distrito de Itapiranga-SC, filha de Marcus Felippe Ely e Rosalina Flach Ely, e ali residiu a sua infância e adolescência com seus pais até os 20 anos, trabalhando na lavoura, serraria, moinho de milho de subsistência.
Em 24 de maio de 1962, casou-se com José Evaldo Welter, também natural da Linha Popi, onde foram morar na propriedade do Pai Marcus Felippe Ely, na Linha Popi, onde trabalhou na roça e serraria do seu Pai até o dia 01 de Agosto de 1963.
No dia 02 de Agosto de 1963, mudou-se para Santa Helena – SC, mais preciso nas 20 Colônias, tendo ganhado meia colônia do seu pai e meia colônia comprou com seu esposo José Evaldo Welter, que é uma área de 25 ha, e alí construíram sua casa com madeiras da propriedade, sempre trabalhando na roça, onde tinha chiqueiro de porcos, vacas de leite, açude de peixes e cuidava da casa.
Ali nasceram todos os filhos sendo 6 mulheres e 3 homens: Roseli, Rosani, Nadir, Eliza, Lovani, Milto, Genésio, Geni e Claudir.
No ano de 1986 acompanhada com sua filha Nadir e Genro João, veio visitar a sua filha mais velha Roseli que morava em Chapadão do Sul – MS, e quando voltou da viagem falou para o seu Esposo José Evaldo, vamos vender a terra aqui e vamos morar em Chapadão. Jose Evaldo no ano seguinte, agosto de 1987, veio para chapadão do Sul – MS, comprou 2 terrenos urbanos na Rua Dez e montou uma marcenaria. E logo em seguida comprou a Quadra V12 do Loteamento Julimar e alí construíram uma casa e vindo-se a mudar em 25 de julho de 1989 para Chapadão do Sul – MS, com a família.
E ali na Chácara tinhas suas galinhas, vaca de leite, horta inclusive vendia verduras e cuidava da casa e família.
Desta Quadra que comprou, desmembrou em lotes, doando um para cada filho e o restante foram vendendo conforme precisão, tendo ali construído casas de aluguel que tem até hoje.
Lúcia é aposentada desde 2007 e hoje reside na Rua Catorze 782, Centro – mulher de garra, avó de 18 netos e 3 bisnetos, participa ativamente com seu Esposo nos eventos da Terceira Idade, da Igreja Católica, Mães moldes de Maria e gosta de ajudar a montar os presépios de Natal e ajudando voluntariamente estas entidades e faz visitas as pessoas doentes e faz a pomada calêndula, onde faz doação e vende.
Dona Lúcia, muito querida por todos, é merecedora desta homenagem.