Costa Rica: Vigilância Sanitária encerra Campanha Antirrábica com imunização de mais de 5.600 animais
A Campanha de Vacinação Antirrábica de Costa Rica – MS, realizada pelo Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, atingiu uma meta expressiva em vacinar ao todo 5.650.
As equipes percorreram as regiões rurais da cidade no período de 12 de agosto a 02 de setembro de 2019 e imunizaram 1.980 animais. Já em 28 de setembro foi realizado o Dia D da campanha em todos os bairros onde foram vacinados 3.670 cães e gatos.
“Visando à garantia de proteção contra a enfermidade dos animais e da população, é essencial o compromisso com a vacinação dos animais. O resultado nos mostrou o sucesso da campanha, o quanto a equipe é preparada para atender a demanda e a população pela conscientização da importância da participação, todos estão de parabéns”, declarou o prefeito Waldeli dos Santos Rosa.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Laura Viviane G. de Oliveira Rodrigues, conta que foram dias de intenso trabalho e dedicação para que toda a população pudesse vacinar seus animais. “A campanha foi um sucesso tanto para vacinação, quanto na divulgação da castração para animais machos onde contamos com os voluntários do grupo Ajude um Focinho”, destacou.
“Só tenho a agradecer a todos os setores que se mobilizaram e colaboraram para a realização dessa campanha, desde sua organização, divulgação e realização, aos voluntários de outros setores da Secretaria de Saúde, e claro, a população por participar e render um resultado tão positivo para a campanha”, declarou a secretária Municipal de Saúde Adriana Tobal.
A médica veterinária e fiscal sanitária Emilie Laborde Diedrich lembra que a raiva é a mais conhecida das zoonoses (infecções transmitidas entre animais vertebrados e humanos). “É transmitida pelo contato da saliva de um animal doente, principalmente por meio de mordida, a doença pode demorar até 10 dias para se manifestar no animal infectado e na maioria das vezes é fatal. Entre os principais sintomas estão à agressividade do animal, salivação excessiva, paralisia e mudança de comportamento. É considerada incurável e a vacinação é a única forma eficiente de prevenção dos animais”, explicou.
Ajude um Focinho
Os voluntários do grupo Ajude um Focinho estiveram presentes nos sete nos pontos de vacinação realizando cadastro para castração de cães e gatos machos e também fizeram um levantamento das fêmeas para a possibilidade de conseguir junto a gestão municipal a vacina anti-cio e/ou a castração.
O grupo também realizou mais uma Feira de Adoção Responsável no Mercado do Produtor e Atacadista Mega. “Foram 186 cadastros para castração de machos, 154 interessados em castrar ou aplicar a vacina anti-cio nas fêmeas, e ainda, 19 animais entre cães e gatos ganharam novos lares.