Alcinópolis dá início à campanha nacional de vacinação contra sarampo 2019

Começou nesta segunda-feira (07), a campanha de Vacinação Contra o Sarampo para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. A Campanha vai até 25 de outubro e o dia D, de mobilização nacional, será no dia 19. Em Alcinópolis, a imunização está sendo realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade Básica Saúde da Família (UBSF). É necessário levar o cartão do SUS e a carteirinha de vacinação da criança.

Em 2019, o Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, realizará a Campanha de forma seletiva (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações – PNI) para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) , a fim de interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no País. A estratégia de vacinação será realizada em duas etapas considerando períodos específicos para a mobilização da população para a vacinação.

A priorização deste grupo na primeira etapa deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de cinco anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

Apesar dos esforços empreendidos desde o início do programa de eliminação da doença, nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos países permanecem endêmicos para o sarampo, principalmente aqueles com baixa cobertura vacinal e bolsões de não vacinados.

Sobre a doença – O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após. Nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a OMS, os países dos continentes europeu e africano registraram o maior número de casos da doença.

Em 2018, o Brasil volta a ter casos de sarampo, sendo os estados de Roraima e Amazonas acometidos pela doença, com 361 e 9.809 casos, respectivamente. No ano de 2019, entre as semanas epidemiológicas (SE) 01 e 36 o Brasil registrou casos de sarampo nas seguintes Unidades Federadas: Amazonas, Roraima, Pará, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Sergipe, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Inclusive temos um caso de Sarampo em investigação no município de Alcinópolis.

Nathalia Barbosa