Edital da Justiça Eleitoral convoca os eleitores do município para a revisão obrigatória do eleitorado.

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO MATO GROSSO DO SUL CARTÓRIO DA 48ª ZONA ELEITORAL CHAPADÃO DO SUL – MS

Há dez dias do início da revisão eleitoral obrigatória no município de Chapadão do Sul), 36,96% dos eleitores ainda não realizaram a biometria, que teve início, no atendimento ordinário em 22/02/2017. Ou seja, 6.507 eleitores ainda precisam fazer a revisão.

Eleitorado – 17.607

Com biometria – 11.100

Como funciona a biometria/cadastro biométrico?

Na biometria – ou cadastro biométrico – a Justiça Eleitoral faz a coleta e a inclusão de sua impressão digital, sua assinatura e sua foto, pra serem usados na votação e impedir que outras pessoas votem por você.

Pra fazer o cadastro, compareça ao cartório eleitoral com o original do documento de identificação oficial (com foto) e CPF (se tiver), comprovante de residência atual e o título de eleitor (se tiver).

* Para homens com mais de 18 anos (até os 45 anos) que, além de fazerem a biometria, vão solicitar o primeiro título de eleitor, é necessário levar também um documento que comprove a quitação junto a Justiça Militar.

O que acontece se eu não fizer a biometria?

Se você não comparecer, seu título será cancelado. Sem o título de eleitor, você não consegue emitir passaporte nem carteira de identidade. Se tiver função ou emprego público, fica sem receber o salário. Empréstimos em bancos públicos também não rolam. E para se matricular em instituições de ensino, você também precisa estar regular com a Justiça Eleitoral.

Quanto custa fazer a biometria?

O cadastro e a revisão biométrica são serviços gratuitos. Para realizá-los, só é preciso levar os documentos.

Preciso refazer a biometria?

Se você já fez o cadastro biométrico, não precisa fazê-lo novamente. Fique tranquilo! O título de eleitor de quem fez a biometria tem impresso, no canto superior direito do documento, o termo “Identificação Biométrica”. Portanto, se você já fez a biometria, não há necessidade de refazer. A menos que você tenha feito em outro município e quiser fazer a transferência para Chapadão do Sul.

Estou/moro no exterior/fora do Brasil. Preciso realizar o cadastramento biométrico?

Quando você se muda para o exterior, você deve fazer a transferência do título para a Zona Eleitoral do Exterior. Os eleitores que fizeram o procedimento não serão convocados para fazer a biometria. Agora, se você não transferiu o título para o exterior, você poderá ser convocado como se no Brasil ainda morasse, podendo ter o título cancelado por não ter comparecido ao cadastramento biométrico.

Se a digital não pegar, como faço para realizar a biometria?

Muitas pessoas – de todas as idades e por diversos fatores – têm dificuldades de capturar a digital. Ainda assim, devem fazer a biometria, procedimento que também inclui foto, assinatura e completa atualização de dados.

Posso votar sem ter feito a biometria?

Para as próximas eleições quem não tiver feito o recadastramento, terá o título cancelado e não vai conseguir votar.

E se, na hora de votar, a digital não for reconhecida?

Após algumas tentativas, caso a digital de nenhum dos dedos seja reconhecida, o mesário realizará a identificação do eleitor por meio de um documento oficial com foto e poderá fazer algumas perguntas para a confirmação da identidade. Os documentos podem ser: carteira de identidade, passaporte ou algum documento oficial com foto com mesmo valor legal, até mesmo carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; ou carteira nacional de habilitação. Não valem certidões de nascimento nem de casamento como prova de identidade na hora de votar.

Se o eleitor tiver 70 anos, precisa fazer o cadastramento?

O voto desse eleitor é facultativo, mas a biometria é obrigatória.

Qual o horário de atendimento? E haverá alteração do horário ou algum plantão?

O horário de atendimento é o de sempre, das 12h às 18h. Ainda sob análise do TRE o pedido para horário diferenciado no mês de novembro, com aumento de uma hora no atendimento e plantões, no feriado de aniversário do município, feriado de Finados e Proclamação da República e alguns finais de semana de novembro.