Depois de quase 5 anos, o delegado Cleverson Alves dos Santos, de 48 anos, retorna para Costa Rica para assumir o comando da delegacia de Polícia Civil. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, na manhã desta quinta-feira (3). A previsão é que ele assuma na próxima segunda-feira (7).
Em conversa com a equipe do MS Todo Dia, o delegado reforçou que está muito contente em retornar.
“Depois de quatro anos e alguns meses estou retornando. Morei seis anos em Costa Rica. Fui removido para Capital, onde fiquei quatro anos, depois fui removido para Caarapó, onde atuei oito meses, agora retorno. Estou muito feliz. Conheço todo mundo, tenho casa ai, conheço tudo como funciona a cidade.”, destacou.
Querido pelos moradores, ele conta que ter essa troca com a população ajuda no trabalho da polícia e na segurança de todos.
“Pessoas pegam simpatia pela gente, eu fiquei seis anos junto com o povo, então, acaba tendo uma simpatia. Isso ajudava muito no trabalho, a gente tinha um recurso humano escasso, mas tentávamos atender todas as demandas da população”,
Atuando há 28 anos na corporação, ele conta que sua forma de trabalho visa aproximação da polícia e comunidade. Sendo que fez até mesmo um curso de ‘Polícia Comunitária’ nos Estados Unidos.
“Isso é uma necessidade do mundo inteiro, polícia que não trabalha com a comunidade não prospera, porque a polícia trabalha para a comunidade. A polícia, muitas vezes, peca justamente nisso, de se aproximar da comunidade, pois a polícia que não gosta da comunidade e a comunidade que não gosta da polícia, não vai dar certo. Nossa função é trabalhar em prol da sociedade. Fiz curso de polícia comunitária nos EUA, lá tem muito disso, tudo que a polícia faz tem apoio da comunidade”, destaca.
Com a mudança, o atual delegado titular, Alexandro Mendes de Araújo, passa a ser o adjunto. Questionado sobre o colega de trabalho, o delegado Cleverson destaca que ambos atuam de forma semelhante.
“Primeira vez que vou trabalhar com Alexandro, ele é um cara bom de serviço, tem o estilo parecido com o meu, de trabalhar o passo a passo burocrático, que é necessário, e também o operacional, de ir para as diligências, de acompanhar de perto”.
Na ocasião, Alexandro aproveitou para dar boas vindas ao colega e agradeceu pelo tempo que ficou a frente do trabalho.
“Nos últimos cinco anos Costa Rica se desenvolveu muito e, paralelamente ao progresso, aumentou a demanda do serviço de polícia judiciária civil. Ademais, apesar de estar há quatro anos como o único Delegado da cidade, o volume de serviço produzido pelos policiais civis, militares e ambientais que aqui atuam sempre reclamou a lotação de dois Delegados de Polícia. Vale lembrar que há cinco anos, havia dois Delegados na Comarca. Portanto, a medida adotada pela Delegacia Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul é bem-vinda e alinhada à recente deliberação do Conselho Superior da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul que reconheceu e aprovou a cidade a sediar uma Delegacia Regional de Polícia Civil.Por fim, registramos que o staff da Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica dá as boas vindas ao Dr. Cleverson Alves dos Santos e deseja sucesso nessa nova etapa de sua carreira”, finalizou.
Fonte: MS Todo Dia