O prefeito de Costa Rica – MS Waldeli dos Santos Rosa acompanhado de vereadores e sua equipe de governo se reuniram na manhã da última quinta-feira, 26 de outubro de 2019, com o coordenador regional do IBGE – Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística – José Aparecido, para avaliar quais serão as demandas do órgão para realização do CENSO 2020.
O encontro aconteceu na sala de reuniões do gabinete do prefeito e o principal assunto foi a importância desse censo demográfico que é feito a cada 10 anos para levantar informações sobre quantidade populacional, idade, escolaridade e outras inúmeras informações extremamente importantes para o município. O Censo Demográfico acontece em agosto de 2020, e contará com contratações por meio de processo seletivo, para trabalhar na coleta dos dados, as vagas e as quantidades ainda serão divulgadas em edital pelo site institucional e redes sociais do Município de Costa Rica, bem como imprensa local.
“Precisamos do apoio do Governo de Costa Rica, da Câmara de Vereadores, da população e de todas as entidades possíveis, bem como a imprensa local na divulgação de todo o processo que envolve a pesquisa. A partir do mês de fevereiro do ano que vem haverá processo seletivo para contratação dos recenseadores e coordenadores para aplicação do Censo 2020”, enfatizou José Aparecido ao falar da importância do envolvendo de todos no levantamento.
O Chefe do Executivo por sua vez afirmou que a Administração Municipal é parceria e estará presente acompanhando os recenseadores no levantamento de 2020. “Estamos à disposição para contribuir para o sucesso do Censo. Não queremos que ocorra a mesma falha de 2010, que causou grandes prejuízos financeiros à Costa Rica. Vamos montar uma comissão que vai acompanhar o levantamento ano que vem. Eles estarão atentos a todas as ações dos recenseadores e coordenadores”, pontuou o gestor.
Waldeli complementou ainda que “os números apurados são importantes para o repasse de recursos federais e estaduais ao município, como a base para o FPM – Fundo de Participação dos Municípios – que garante verbas de acordo com os índices demográficos das cidades”.
“É importante que o município acompanhe as etapas do CENSO a fim de garantir a total cobertura do território e a qualidade dos dados que serão coletados. A cooperação da população é fundamental para o sucesso da operação. Todas as residências devem ser visitadas. Os moradores têm que passar as informações verídicas aos pesquisadores. O censo é mais do que uma contagem da população, é uma forma de retratar o perfil da sociedade”, finalizou o prefeito de Costa Rica.
Por sua vez, o presidente da Câmara de Vereadores de Costa Rica, Averaldo Barbosa da Costa complementa que “as informações do Censo 2020 são fundamentais, porque ajuda no planejamento da cidade, a pensar políticas públicas na saúde, na educação, na área social, no saneamento básico, nos mais diversos setores. O IBGE tem todo o nosso apoio e peço apoio também aos empresários, à nossa população como um todo, para que atendam o instituto, abram suas portas para o Censo”.
A reunião também contou com a participação do vice-presidente da Casa de Leis Rayner Moraes Santos, do 1º secretário Jovenaldo Francisco dos Santos, do 2º secretário Claudomiro Martins Rosa (Cocó), e ainda dos vereadores Ailton Martins de Amorim, Rosângela Marçal Paes e José Augusto Maia Vasconcellos (Dr. Maia).