Sanesul aumenta o PH da água servida e causa preocupação nos usuários

Os usuários da água servida pela Sanesul em Chapadão do Sul vem causando preocupações na população, que percebe coloração leitosa em alguns casos.

Segundo o Supervisor local da Sanesul, Bruno Batista Borges o que ocorre é o aumento do PH da água, previsto em portaria do Ministério da Saúde, de outubro de 2017 e da Vigilância Sanitária, que determina a qualidade da água a ser fornecida à população, o que a empresa está cumprindo.

Antes o PH estava entre 4.8 a 5.0 e a portaria recomenda até 9.5. Isso não significa que anteriormente a Sanesul estava fornecendo água imprópria para o consumo. O que a empresa está fazendo é aumentando o PH, em Chapadão do Sul em até 7.0.

Bruno disse que a coloração leitosa que se observa, normalmente ocorre em casos de encanamento exposto ao sol. Quando isso ocorre, o consumidor pode deixar escorrer a água que ficou parada no cano ao sol que logo chega com a transparência normal, mas o sabor da água pode ser perceptível, porém totalmente segura para o consumo humano, garante o Supervisor Bruno.

Bruno informou que em Chapadão do Sul existem dois sistemas de tratamento de água e ambos estão à disposição das autoridades sanitárias, vereadores, qualquer outra autoridade ou morador que desejar averiguar como a água está sendo tratada, antes de ser servida à população.

Mesmo com as explicações, Bruno ainda disse que as reclamações quando ocorrem são checadas no endereço informado.

 

 

 

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)