A coordenadora de Educação para o Trânsito, Dulcinéia Rosa, o diretor do Demutran – Departamento Municipal de Trânsito – Deoclécio Paes da Silva, e a presidente da Jari – Junta Administrativa de Recursos de Infrações – Amanda Cássia da Silva Costa, representaram Costa Rica no I Fórum MS sobre Trânsito e Mobilidade.
O evento foi realizado nos dias 26 e 27 no plenário da Assomasul – Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul – em Campo Grande/MS.
Com o objetivo de discutir a mobilidade das pessoas que é um tema que exige um olhar a partir das práticas sociais e os avanços já alcançados nesta área, o encontro contou com a participação dos gestores municipais de trânsito, educadores de trânsito, engenheiros, legisladores e técnicos da área de mobilidade, além de especialistas e representantes de órgãos ligados aos temas debatidos.
O Fórum foi aberto pela diretora-presidente do Cetran/MS – Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul – Regina Maria Duarte e teve como palestrante o Superintendente de Trânsito e Transporte de Campina Grande/PB, Félix Araújo Neto.
A programação do evento contou com apresentação cultural, debates, apresentações e formulação de proposta de ações pelos grupos de trabalho e a premiação dos trabalhos desenvolvidos durante a campanha do Movimento Maio Amarelo. Na ocasião, o município de Costa Rica foi agraciado com uma medalha pelas ações desenvolvidas em alusão ao movimento durante todo o mês de maio.
Semana Nacional do Trânsito
Em Costa Rica a Semana Nacional do Trânsito contou com uma vasta programação que mobilizou diversos segmentos da sociedade.
Com o olhar sempre voltado ao bem-estar de seus colaboradores, o Grupo Paraná realizou um ciclo voltado a todos os seus motoristas com o técnico em segurança do trabalho, Matheus Bonfim.
Em todas as Escolas Municipais e CEIs – Centros de Educação Infantil – a semana foi repleta de atividades educativas visando desenvolver conceitos sobre a prevenção de acidentes e as boas normas de conduta no trânsito.
Ainda durante a semana foram realizadas blitz educativas graças a uma parceria entre a Coordenação de Educação para o Trânsito, Projeto Florestinha, Trans Paraná, Motoristas do Transporte Escolar, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Demutran e DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito.