Incêndio destrói 100 hectares de cana em Costa Rica e bombeiros usam mais de 40 mil litros de água no combate
Incêndio de grandes proporções destruiu aproximadamente 100 hectares de cana na noite desta terça-feira (01), nas imediações do córrego São Luís, na saída de Costa Rica para o distrito da Laje. Ao todo, a área de fogo tinha mais de dois quilômetros de extensão, segundo informações do Corpo de Bombeiros.
O subtenente Tolentino, que atendeu a ocorrência, disse que a origem do fogo é desconhecida, no entanto, a baixa umidade do ar e a palhada seca da cana que estava pronta para colheita contribuíram para as chamas se alastrassem rapidamente. As labaredas eram altas e podiam ser vistas de longe, deixando moradores assustados.
Tolentino explicou que a equipe foi acionada por volta das 20h15 e contou com apoio de 15 brigadistas de uma usina da região. Ao todo, foram utilizados 40 mil litros de água, dentre os quais de três caminhões de combate a incêndio fornecidos pela empresa. Havia risco de que o fogo atingisse uma área de eucalipto, mas a rápida ação impediu.
As equipes fizeram aceiros em propriedades da região para impedir o avanço e facilitar o controle. Apesar do prejuízo à plantação de cana, ninguém se feriu. O trabalho de combate durou aproximadamente quatro horas, se encerrando por volta da meia-noite. “Não há como saber a origem do fogo e onde o fogo começou, estava de noite, o que dificultou essa avaliação”, disse Tolentino.
Fonte: MS Todo Dia