PMA de Costa Rica prende e autua cinco paulistas em R$ 5,5 mil por crime de pesca e transporte de pescado ilegal e apreende 100 kg de peixes

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Costa Rica prendeu cinco pescadores por pesca e transporte de produto da pesca predatória. A PMA abordou um ônibus sexta-feira (27) no final da tarde, na rodovia que liga Alcinópolis a Costa Rica, onde estavam diversos turistas da cidade de São José do Rio Preto (SP) e dentro de caixas isotérmicas no porta-malas do veículo, foram encontrados 100 kg de pescado, que cinco dos pescadores haviam capturado e transportavam excedendo a cota permitida pela legislação.

Os pescadores afirmaram ter capturado os peixes no rio Taquari, no município de Coxim. Como a cota por pescador amador é de 5 kg, mais um exemplar, com possível acréscimo de cinco exemplares de peixe da espécie piranha, os cinco infratores poderiam ter no máximo em torno de 30 kg de pescado, pelas espécies de peixes encontradas. O pescado foi apreendido.

Os infratores, de 53, 56, 57, 62 e 74 anos, residentes em São José do Rio Preto (SP), receberam voz de prisão e foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil de Costa Rica, onde foram autuados em flagrante por crime ambiental de pesca e transporte de produto da pesca predatória e saíram depois de pagar fiança. A pena prevista para o crime é de um a três anos de detenção. Os infratores também foram atuados administrativamente e foram multados em um total de R$ 5.500,00. O pescado será doado para instituições filantrópicas.

 

 

*ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS