Faleceu vítima de câncer no cérebro, o usineiro Benedito Silveira Coutinho de 57 anos, na madrugada desta segunda-feira (12), por volta das 2h, em Campo Grande. O empresário dono da maior geradora de empregos do município de Nova Andradina, Energética Santa Helena, descobriu a doença no mês de outubro do ano passado.
De acordo com informações da empresa, o ato fúnebre acontece em Campo Grande, logo mais, seu corpo será traslado para a capital Paulista, onde deverá ser cremado.
O empresário chegou ao Estado em 1992, ao adquirir a destilaria Santa Helena. Cinco anos depois, arrendou a Santa Fé em Nova Alvorada do Sul, também produtora de álcool.
Tradicional empresário do setor, Coutinho também foi um dos herdeiros da usina alagoana Cansanção de Sinimbu. Em Alagoas, Coutinho atuou como produtor de cana. “Mas vendeu seus negócios para investir no Mato Grosso do Sul”, diz uma fonte do setor, atribuindo ao empresário uma carreira de sucesso.
A Energética Santa Helena adquirida em meados de maio de 1992 e em junho do mesmo ano a empresa mesmo com sinônimo de falida, produziu 234 mil toneladas de cana com 19 milhões de litros de álcool produzido, hoje, 23 anos depois a empresa processa mais de 2.300.000 toneladas de cana e com capacidade de produção de mais de 180 milhões de litros de álcool.
José Silveira Coutinho que leva o nome da fundação “Anjo da Guarda”, um projeto social criado em 1998 que atende centenas de crianças em várias áreas e atividades, era avô de Benedito Coutinho.
A Fundação “José Silveira Coutinho” é mantenedora dos Projetos Anjo da Guarda, sendo uma sociedade civil sem fins lucrativos, instituída pelas empresas Energética Santa Helena Ltda, Santa Fé Açúcar e Álcool Ltda, Colorado Agropecuária Ltda, empresas estas declaradas Empresa Amiga da Criança, pela Fundação ABRINQ Pelos Direitos Das Crianças, e filiadas ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.
No dia 1º de junho de 2012, o Jornal da Nova acompanhou a solenidade onde teve a entrega de um troféu comemorativo dos 20 anos da usina, onde pessoas que iniciaram e contribuíram para o desenvolvimento da usina, receberam das mãos dos familiares da empresa.
Correio do Estado