Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito foi lançada oficialmente em Costa Rica – MS, na manhã desta segunda-feira (23), no auditório da SEMED – Secretaria Municipal de Educação.
O evento contou com a presença do prefeito Waldeli dos Santos Rosa, da secretária municipal de educação, Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, do diretor do Demutran – Departamento Municipal de Trânsito – Deoclécio Paes da Silva, a coordenadora de educação para o trânsito, Dulcinéia Rosa, entre outras autoridades municipais.
“Todos nós cidadãos temos um compromisso em fazermos um trânsito seguro”, falou o prefeito Waldeli dos Santos Rosa.
Com o apoio da Administração Municipal, todos os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a participar de ações que mobilizem a sociedade. O tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o ano de 2019 é “No trânsito, o sentido é a vida”, que conta com o reforço da campanha municipal “Pedestre sua mão é o sinal” promovida pela Gerência de Educação para o Trânsito e parceiros.
Durante o evento de lançamento, representantes da Polícia Militar realizaram palestras sobre direção defensiva e os estudantes da Escola Municipal Professor Adenocre Alexandre de Morais encenaram a peça teatral “Nada de faz de conta, trânsito é coisa séria”. O espetáculo obteve a 2ª colocação na etapa regional da 10ª edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito de Mato Grosso do Sul (FETRAN-MS), realizada no dia 17 de setembro no Salão Paroquial de Paraíso das Águas – MS.
Segundo a coordenadora de educação para o trânsito, a proposta é mobilizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.
“Um trânsito seguro é reponsabilidade de todos. O primeiro passo é reconhecer e alterar maus hábitos e posturas negativas, como evitar as irregularidades por exemplo, depois saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito e por fim ter boas atitudes respeitando as regras de trafegabilidade, tanto como condutor quanto como pedestre” enfatizou Dulcinéia.
Ainda conforme a coordenadora, durante esta semana serão realizadas várias ações relacionadas ao tema nas Escolas Municipais e Centros de Educação Infantis (CEIs) além de blitz educativas em pontos estratégicos da cidade com apoio do Projeto Florestinha, Trans Paraná, Motoristas do Transporte Escolar, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Demutran e DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).