MENINO de Chapadão do Sul que sonhava salvar vidas e ser médico é destaque acadêmico no Paraguai. Gabriel Schultz estuda medicina naquele País
Desde os 14 anos o jovem Gabriel Schultz tinha como único “sonho” salvar vidas e ser médico. Menino com personalidade e idealista passava o dia acompanhando ocorrências de acidentes junto do Corpo de Bombeiros e ganhou destaque positivo na mídia estadual de MS. Trouxe a filial da CVB (Cruz Vermelha Brasileira) para Chapadão do Sul que hoje é uma entidade consolidada na prestação de serviço. O sonho de ser médico está cada vez mais próximo porque Gabriel já tem 20 anos e estuda medicina na UCP (Universidade Central del Paraguay) com sede em Pedro Juan Caballero. O sul-chapadense segue fazendo história agora no País vizinho e começa a atuar na Equipe de Urgência e Emergência da faculdade, criado por um projeto acadêmico de sua iniciativa.
PRIMEIRO ATENDIMENTO – O primeiro acidente que prestou socorro aconteceu no final de dezembro de 2012, num capotamento na rodovia, a caminho de Cassilândia, com quatro vítimas. Foi grave e precisou de várias pessoas para socorrer as vítimas. Não tinha nem bombeiro porque estavam atendendo outro acidente. Foi o “ritual de passagem” para a certeza do que queria fazer na vida. Ainda adolescente já tinha uma respeitável “bolsa de resgate” sempre pronta para ser usada caso fosse preciso.
PROJETO DE GABRIEL É DESTAQUE NO PARAGUAI – A Equipe de Urgência e Emergência da Universidade Central del Paraguay foi criada com objetivo de proporcionar uma atenção especializada e capacitada aos alunos e a população. Através do Departamento de Extensão Universitária fez a fundação da primeira equipe de Atendimento à Urgência e Emergência com profissionais capacitados e treinados para atender qualquer demanda necessária como Pré-Hospitalar, Intra-Hospitalar, Atenção Humanitária entre outras demandas que venham ser necessárias .
A EUE (Equipe Urgência e Emergência UCP-PJC) foi fundada partir do Projeto do agora acadêmico de medicina Gabriel Schultz Silva, juntamente com o acadêmico e Biomédico Felipe Francisco de Carvalho Brito com a supervisão técnica da médica Juliane de Oliveira e das Licenciadas Elizabeth Vargas e Wenceslaa Gómez.
CURRÍCULO – Gabriel possui um extenso currículo na área de Urgência Emergência, com destaque Nacional e Internacional. Tem larga experiência em trabalhos com a Cruz Vermelha Brasileira, onde atua há cinco anos como Instrutor Nacional na área Primeiros Socorros, capacitado também em Atendimento Pré-Hospitalar , Urgência e Emergência . A UCP-PJC sai na frente ofertando à população o serviço. Está em fase de início e vem sendo equipada e capacitada por meio da sua diretoria e com apoio da Universidade que não mede esforço e investimento para proporcionar viabilizar o serviço.
O chapadensenews