Dia da Oportunidade promove integração entre o empresariado em Figueirão

Integração e muitos negócios. O contato no Salão Paroquial de Figueirão uniu  expositores e visitantes para potencializar os negócios no município. Trata-se de mais uma edição do Dia da Oportunidade, realizado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, uma ação do Programa Cidade Empreendedora. Pelo menos 487 pessoas passaram pelo local, que contou ainda com a participação de 30 empresas e sete produtores rurais.

A gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, ressaltou que esse evento proporciona várias oportunidades para o município, contemplando não só o agronegócio e a agricultura familiar, mas também várias outras frentes de investimentos.

“Atendendo as demandas identificadas no Plano de Desenvolvimento Econômico, o  Dia da Oportunidades levou palestras, atendimento com consultorias, falando das tendências de futuro e a importância dos negócios no meio digital. Tudo isso para que o empreendedor possa estar antenado e saber que as empresas não tem limites fronteiriços, eles podem expandir seus negócios”, enfatizou a gerente do Sebrae.

Durante o evento, o prefeito Rogério Rosalin falou que o evento representa uma grande oportunidade para o município sair do amadorismo e caminhar para a profissionalização. Ele disse que a gestão municipal se empenha em oferecer oportunidades para fazer com que o dinheiro circule no município.

“O projeto Mais Compras Figueirão vai estimular as compras públicas locais comprando não só da agricultura familiar por meio do PNAE e PAA, mas também dos empresários locais”, afirmou ele, destacando que até o final do ano o plano de compras anual estará disponível para que comerciantes e empreendedores fiquem atentos para as licitações que eles podem participar em 2020.

Os participantes do evento aproveitaram para expor produtos e trocar experiências com outros empreendedores. Esse é o caso da Jéssica da Silva Soares, da Jéssica Bolos. “Essa ação ajuda a movimentar a cidade e as pessoas podem conhecer a nossa variedade de doces, além de conhecer o que colegas estão produzindo. Tem dicas nas palestras e muita orientação que ajuda a gente”.

O produtor Gerson Dalmolin, da Fazenda Dalmolin, disse que essa ação ajuda no desenvolvimento local e que o município precisa de uma evolução na agropecuária que está muito tímida. “O evento com o Sebrae está despertando mais o produtor rural a entrar mais no caminho do desenvolvimento, com mais tecnologia, mais conhecimento e, principalmente, melhorar a forma de produção para ter produtos bem aceitáveis no mercado, além de ter conhecimento administrativo”, pontuou.

Quem passou pelo Dia da Oportunidade conferiu palestras sobre piscicultura; orgânicos e saudáveis; a relação da vigilância sanitária, serviço de inspeção e o desenvolvimento; pratos típicos; aproximação Laticínio Rio Pardo e produtores; como atender e encantar seu cliente; crédito e cobrança; finanças para pequenos negócios. Os empresários também se cadastraram na Rodada Virtual, onde é possível encontrar fornecedores, participar de eventos de compras, participar de rodadas de negócios, fazer contato com novos clientes e fornecedores.