Na manhã desta segunda-feira 09, a nossa reportagem procurou o prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, para falar sobre a polêmica espalhada em redes sociais, da possibilidade da exclusão do Projeto Atalaia no municipio. Projeto que faz parte da Secretaria Municipal de Educação, denominado primeiramente de Guarda Mirim e que hoje passou a ser chamada “Atalaia”, que é coordenado pela Policia Militar.
O prefeito João Carlos Krug, esclareceu que realmente algumas coisas terão que ser alterados no projeto. Segundo ele, na semana passada esteve reunido com a Major Katiane, onde foram tratados de assuntos do projeto, que estava tomando rumo diferenciado e também de reclamações de alguns pais de alunos, quanto a maneira em que esta sendo feito o tratamento com determinados alunos.
Krug, afirmou que, como o secretário de educação, Guerino Périus está em licença médica, devido a uma cirurgia no olho, será realizada uma reunião com a Secretaria de Educação, para que o projeto seja adequado, dentro das diretrizes do currículo escolar, determinado pelo MEC, Já que o projeto é todo ele mantido com recursos financeiros da prefeitura municipal.
Quanto ao fato das dispensas das coordenadoras do projeto, o prefeito afirmou que somente pode ter coordenadores, alunos do pré-escolar ou que apresenta qualquer tipo de necessidade especial.
O projeto tem a carga horária no período matutino curricular e no período vespertino destinado para o projeto Atalaia.
Sobre o fato de o projeto ser extinto, o prefeito deixou claro que não está descartada esta possibilidade, mas, que caso venha o mesmo seja adequado dentro das normas da Secretária da Educação, ou que seja feita alterações, ele poderá ter continuidade.
Lembrou o prefeito, que os alunos têm diversas opções de outros tipos e aulas, como de Violão, canto, futebol, Kung Fu, entre outras atividades realizadas na secretaria de cultura, que o aluno poderá optar e não só militar.
A decisão deverá sair nessa semana, após as reuniões que o prefeito João Carlos Krug, vai realizar com os coordenadores e a SME.