Em Brasília, vereadores se reúnem com dirigentes da Caixa e voltam a cobrar implantação de agência do banco estatal em Costa Rica
O presidente da Câmara de Costa Rica, Averaldo Barbosa, o 1º secretário Juvenal da Farmácia e os vereadores Ailton Amorim e Artur Baird participaram de uma audiência em Brasília, no último dia 22 de agosto, com o gerente Executivo de Estratégias de Canais da Caixa Econômica Federal, Antônio Carlos Parente, e com a Assessora de Relações Institucionais da Caixa, Thalita Barbosa Cabral.
A reunião aconteceu na sede nacional da Caixa Econômica, onde os vereadores reivindicaram a instalação de uma Agência da Caixa Econômica no município de Costa Rica, Juvenal da Farmácia explicou que o encontro foi produtivo, já que é a primeira vez que os parlamentares municipais se reúnem com membros do Governo Jair Bolsonaro, para tratar do assunto.
Segundo o presidente do Legislativo, Averaldo Barbosa, a classe política de Costa Rica luta a vários anos pela implantação de uma agência da Caixa Econômica no município.
“Em conversa com o gerente executivo de canais, Antônio Carlos, que cuida das possibilidades de abertura tanto de agências, quanto de lotéricas no Brasil e também com a assessora de relações institucionais com os municípios do Brasil, Thalita Cabral, saímos otimistas dessa reunião visto que é um pleito antigo desta Casa. Fomos informados que nos próximos trinta dias a Caixa estará fazendo novo levantamento, dos requisitos que subsiam as possibilidades de abertura de novas Agências, agora com o pensamento mais voltado para o social, como tem trabalhado a nova direção do Banco Estatal, o que com certeza aumentaram as possibilidades da nossa população ver esse sonho se transformar em realidade”, concluiu Averaldo.
No ano passado, ainda no governo do ex-presidente Michel Temer, a direção nacional da Caixa informou aos vereadores de Costa Rica que o banco não pretendia abrir agência no município, porque a Caixa encerrou a expansão de novas agências no país por causa da crise econômica nacional.
Participação no Congresso Nacional de Legislativos Municipais
Em Brasília, os edis participaram do 7º Congresso Nacional de Legislativos Municipais promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), durante os dias 20 a 23 de agosto. O evento é considerado um dos maiores em qualificação de legisladores do país.
“Durante o Congresso foram tratados vários assuntos de importância para o município, dentre eles a reforma tributária. Participamos de uma Audiência Pública que tratava da reforma tributária, da questão do Imposto Sobre Serviços (ISS), da Reforma da Previdência e do Pacto Federativo. Esses temas vemos com frequência nos meios de comunicação e geram inúmeras dúvidas e incertezas nos cidadãos, e nós como representantes do povo devemos acompanhar e cobrar de perto mostrando também a nossa preocupação”, conclui o presidente da Câmara de Vereadores, Averaldo Barbosa.
Fonte: Cassiane Mews / Foto: ASSECOM/CMCR