Chapadão do Sul –A vereadora Alline Tontini, ao usar da tribuna de câmara na noite desta segunda-feira (1º), cobrou responsabilidade do eleitor de para fazer a biometria do titulo .
A presidente da Câmara afirmou que dados do Cartório Eleitoral, afirmam Chapadão do Sul tem em torno de 16 mil eleitores e que destes, mais de 6 mil, ainda não fizeram a Biometria obrigatória.
Alline Tontini, falou também que hoje a população do municipio é em torno de 35 mil habitantes e, que é inaceitável que somente 16 mil possui o titulo no municipio e os demais estão com seus domicílios eleitorais em outras comarcas.
A vereadora lembrou que é necessário que se faça urgente a transferência dos titulo, já que eles estão desfrutando de assistência médica, educação, transporte entre outros benefícios e seus titulo eleitorais, sejam computados para destinar verbas para outros municípios.
Comentou a vereadora sobre o municipio de Costa Rica, que tem em torno de 25 mil habitantes e, em compensação tem 20 mil eleitores. “Lá em Costa Rica, para usar do sistema de saúde tem que ser eleitor no municipio, somente é atendida pessoas que não tem títulos dos municípios em casos de emergências e urgências, mesmo assim é feito um cadastro dele e comunicado que o próximo atendimento somente com o titulo de eleitor. Temos que adotar essas medidas aqui também” Afirmou a vereadora.
Alline Tontini comentou também, que se não for feito a Biometria, as verbas destinadas ao municipio, vão diminuir e conseqüentemente vão diminuir o repasse de verbas e que serão prejudicados é a própria população que terão menos benefícios.
“Como que o cidadão vem cobrar, exigir, criticar, e falar mal dos vereadores, prefeito, vice e secretários, sem ele mesmo não tem responsabilidade de fazer a sua parte. Portanto para cobrar faça sua parte, seja cidadão sul – chapadense, para depois vir exigir alguma coisa” finalizou a vereadora.