Cruz Vermelha Brasileira de MS recebe o título de embaixadora do programa “Você é insubstituível” do Instituto Augusto Cury
Neste último sábado, dia 17 de agosto, aconteceu em Campo Grande o programa gratuito de prevenção ao suicídio e transtornos emocionais “Você é Insubstituível”, do médico psiquiatra, psicoterapeuta, pesquisador, e um dos escritores mais lidos em todo mundo, Dr. Augusto Cury. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes no evento.
O “Você é insubstituível” é um programa socioemocional que estimula a inteligência global, a capacidade pensante de reagir, de se colocar no lugar do outro, de administrar o stress, trabalhar perdas e frustrações, entre outros. O programa tem como objetivo formar embaixadores que possam replicar os conceitos e ferramentas de gestão da emoção do método do Dr. Augusto Cury, para que todos possam ter a oportunidade de fazer a identificação precoce de riscos de suicídio e outras questões relacionadas à saúde mental.
Após o evento, que aconteceu no auditório da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), a filial sul-mato-grossense da instituição de ajuda humanitária, a Cruz Vermelha, recebeu a notícia de que receberia o título de embaixadora do programa diretamente das mãos do Dr. Augusto Cury, que estará na capital nesta próxima semana realizando uma palestra.
“É com muita alegria que teremos a Cruz Vermelha Brasileira do Mato Grosso do Sul como embaixadora do programa “Você é Insubstituível”. Nós acreditamos que a prevenção dos transtornos emocionais e do suicídio são ferramentas poderosas para que milhares de pessoas no mundo consigam se proteger, mesmo que minimamente, contra seus cárceres mentais.”, pontuou a psicóloga Nayara Helena, representante do Instituto Augusto Cury e Escola de Inteligência, que ministrou a capacitação deste fim de semana na capital.
Em todo o planeta 800 mil pessoas cometem suicídio anualmente, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde). A pesquisa, realizada em 2018, aponta que a cada 40 segundos, alguém comete suicídio no mundo. Estes são dados extremamente preocupantes que colocam toda sociedade em alerta sobre o tema e demonstram cada vez a mais a importância da preocupação com a saúde mental e emocional da população.
Neste próximo mês a Cruz Vermelha Brasileira MS, através do NAP (Núcleo de Atendimento Psicológico), continuará a abordar a temática de prevenção ao suicídio em uma série de ações e programas que farão parte da campanha de cores da instituição no “Setembro Amarelo”, e que devem percorrer praças, escolas e comunidades de Campo
Assessoria