Polícia Civil de Costa Rica conclui mais de 45 investigações todos os meses

Costa Rica (MS) – A Polícia Civil de Costa Rica registrou 1.350 ocorrências e instaurou 306 inquéritos policiais de janeiro a junho deste ano, sendo 128 deles com prisões em flagrante, conforme balanço divulgado na ultima quarta-feira (14), pela Polícia Civil local.

Conforme o delegado Alexandro Mendes de Araújo, titular da Delegacia de Costa Rica, nos sete primeiros meses de 2019 foram concluídos 585 procedimentos investigativos, dos quais 321 são de inquéritos policiais, referentes a infrações de médio e alto potencial ofensivo, o que dá uma média mensal de conclusão de mais de 45 investigações concluídas.

A Polícia Civil de Costa Rica também finalizou e encaminhou ao Judiciário local 216 termos circunstanciados de ocorrência (TCO), 44 autos de apuração de ato infracional e 4 autos de apreensão em flagrante de ato infracional (AAFAI), que são aqueles casos de flagrante que envolvem adolescentes em conflitos com as leis. No período, foram cumpridos ainda 64 mandados de prisão.

Na opinião do Delegado, o número expressivo de procedimentos investigativos em tramitação, encerrados e inaugurados são reflexo do comprometimento dos colaboradores de carreira, cedidos e estagiários, que prestam serviço na unidade de Costa Rica. Para ele, tais números resultam do trabalho de todas as forças de segurança que atuam no município. “É fruto do esforço de todo capital humano que atua na Polícia Civil de Costa Rica, assim como do fundamental apoio da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros”, destaca.

Para Alexandro, outros importantes atores do processo, contribuem para o bom desempenho da polícia. “Me refiro aos integrantes do sistema de Justiça, como o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, Conselho Tutelar, Conseg e até mesmo os poderes Executivo e Legislativo municipais”, explica o delegado.

 

 

 

* JOELMA BELCHIOR