Sucessão familiar foi o destaque no ‘1º Encontro de Jovens da Agropecuária realizada pelo Sindicato Rural de Chapadão do Sul
Cerca de 600 pessoas acompanharam as palestras de alta qualidade sobre 1º Encontro de Jovens da Agropecuária realizado pelo Sindicato Rural de Chapadão do Sul na noite de ontem. Palestrantes de peso no mundo do agronegócio nacional e municipal detalharam a importância da “Sucessão Familiar” para qualificar os empreendimentos rurais e mantê-los funcionando com o acréscimo de tecnologias que não eram usadas no passado e que são dominadas pelas novas gerações. Representantes de toda a cadeia produtiva do Município e do Estado, produtores, empresas de prestação de serviço e autoridades municipais acompanharam este importante encontro.
SUCESSÃO PERPETUA O NEGÓCIO – Apesar de longo, o evento foi objetivo dentro da proposta de destacar a importância da sucessão dentro das empresas familiares no mundo do agronegócio em Chapadão do Sul. Os produtores tradicionais que tiveram sucesso tem seus méritos, mas em algum momento erraram. Caberá as novas gerações dar continuidade no legado empresarial corrigindo as rotas do negócio de acordo com os fatores de economia e mercado com mais eficácia que os pioneiros. Um erro de execução poderá colocar por terra anos de trabalho dos pais.
“NÃO PODEMOS VOLTAR PARA TRÁS” – O evento teve o apoio das entidades mais importantes do Mundo do Agronegócio de Mato Grosso do Sul como o Senar-MS / Sindicato Rural de Chapadão do Sul / Famasul / MNP Jovem. Os dirigentes que se manifestaram antes dos palestrantes destacaram ações institucionais e momento do campo e sua relação com o Brasil e o mundo. O presidente do Sindicato, Lauri Dalbosco, centrou seu discurso na máxima de que “não podemos voltar para trás”, numa alusão à sucessão familiar nos negócios e os cuidados essenciais com o material humano.
MARIA OTÍLIA, SUCESSÃO COM SUCESSO – O evento também mostrou histórias de vida que servem como modelo aos mais jovens em Chapadão do Sul como da produtora rural Maria Otília Zardo que estreou com muita competência como palestrante. Perdeu o pai e o marido e graças ao seu investimento pessoal em capacitações seu negócio rural familiar se mantém e acompanha as grandes empresas do ramo com a aplicação de tecnologia de ponta, agricultura de precisão e outras técnicas até então não eram difundidas no município. Discreta, fala tranquila, ela representa a sutilidade e a força da mulher que “segurou a peteca” e sabe como poucos o significado e importância da palavra “sucessão”. Os demais palestrantes foram os conhecidos Sarita Junqueira Rosas e Xico Graziano.
chapadensenews