Pioneiras na Educação Infantil, crianças do CEI Ilídia Lacerda de Almeida participam de aula de robótica na Biblioteca do SESI

Muito além do raciocínio lógico, da criatividade e do trabalho em equipe, o ensino da Robótica na educação infantil pode ter reflexos positivos em outros componentes curriculares e até mesmo na autoestima das crianças. Com este objetivo, crianças dos Prés I e II, matutino e vespertino, do CEI – Centro de Educação Infantil – Ilídia Lacerda de Almeida participaram no último dia 26 de julho de 2019 de uma aula pioneira de Robótica, na Biblioteca do SESI de Costa Rica – MS.

Acompanhados da professora Ângela Bezerra e das monitoras do SESI, Paula Regina de Souza e Adriana Davanzo Ballera, sob supervisão da coordenadora Dulcinéia Rosa, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer e utilizar o programa Genius 2.0, no qual através de peças de Lego a criança aprende a programar brincando. A aula faz parte do componente curricular tecnologia da informação e comunicação.

De acordo com a coordenadora, a iniciativa pioneira na Educação Infantil busca promover o acesso de crianças à tecnologia da Robótica introduzindo conceitos de lógica e programação de forma lúdica no componente curricular. “O objetivo da aula experimental é estimular entre as crianças, menores de seis anos, a curiosidade, a criatividade, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, aproveitando todos os benefícios da robótica de forma lúdica” destacou a professora Dulcinéia.

A participação ativa e a rápida absorção das crianças nas atividades propostas surpreenderam as monitoras do SESI, que já aplicam as aulas de robótica para crianças a partir de 7 anos. “As crianças demonstraram criatividade, trabalho em equipe e muita agilidade nas atividades tanto como construtores como administradores”, comentou Adriana Davanzo.

e3a80383de3db524d5c6dd36b56a99ff.jpg
Fotos: SEMED – PMCR 

Assessoria de Comunicação