Paraíso: Alunos visitam fazenda e aprendem sobre a tecnologia usada no campo, tema do Programa Agrinho 2019

Os alunos da Escola Municipal Professora Lizete Rivelli Alpe- Polo de Paraíso das Águas visitaram nesta quarta-feira, dia 07 de agosto a Fazenda Indaiá, onde participaram de um dia de campo.

A visita faz parte do Programa Agrinho 2019, que é o programa de maior responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/MS e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL, que visa o despertar da consciência de cidadania por meio do desenvolvimento de temas transversais tendo como linha condutora a ética e a sustentabilidade com foco na conexão campo-cidade, que orientam e legitimam a busca de transformações da realidade local e de seus sujeitos sociais.

Este ano, o tema do Agrinho é “A tecnologia do campo conectada com a cidade”, e, por essa razão, a Escola Municipal levou 43(quarenta e três) alunos do 4° ao 9° ano para esse dia de campo.Com essa visita, os estudantes puderam vivenciar como funciona a tecnologia aplicada na fazenda, que tem como foco econômico a criação de gado e também a lavoura. Na ocasião, os estudantes puderam sanar dúvidas e ter mais clareza sobre os benefícios da tecnologia, o que vai auxiliá-los quando forem escrever suas redações.

Além dos alunos, professores, coordenadores e secretário de educação, o prefeito municipal de Paraíso das Águas Ivan da Cruz Pereira(Xixi) esteve acompanhando à visita e mencionou sobre a importância do agronegócio para nossa região.

“Hoje o agronegócio, em especial a agricultura é o nosso carro chefe. A maior fonte da nossa receita vem do agronegócio, e essa visita é uma grande oportunidade para que vocês, alunos, saibam como a tecnologia pode ser uma aliada para a nossa produção agrícola e para a qualidade da nossa pecuária”, mencionou o chefe do executivo Ivan Xixi.

Durante o dia de campo, os alunos conheceram a parte administrativa da fazenda, o maquinário, a fábrica de ração e o tratamento dado ao gado; puderam acompanhar também, as ultrassonografias feitas em bovinos para detectar a qualidade da carne.

Quem conduziu e sanou as dúvidas dos alunos foi o gerente da Fazenda, Paulo Nogueira, e o zootecnista Custódio Neto. Na parte de ultrassonografia, estava o veterinário Matheus.

Agrinho: Em 2018, um dos ganhadores do Agrinho foi o aluno Lucenilson Dias Rodrigues que escreveu uma redação intitulada “Produzindo Água no Campo: O agro preservando o maior bem da terra”; obtendo a 3ª colocação, entre mais de 200 mil alunos inscritos que representaram 70 municípios do estado.

 

ASSECOM- Prefeitura Municipal de Paraíso das Águas- MS

img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img img