Paraíso: Alunos visitam fazenda e aprendem sobre a tecnologia usada no campo, tema do Programa Agrinho 2019
Os alunos da Escola Municipal Professora Lizete Rivelli Alpe- Polo de Paraíso das Águas visitaram nesta quarta-feira, dia 07 de agosto a Fazenda Indaiá, onde participaram de um dia de campo.
A visita faz parte do Programa Agrinho 2019, que é o programa de maior responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/MS e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL, que visa o despertar da consciência de cidadania por meio do desenvolvimento de temas transversais tendo como linha condutora a ética e a sustentabilidade com foco na conexão campo-cidade, que orientam e legitimam a busca de transformações da realidade local e de seus sujeitos sociais.
Este ano, o tema do Agrinho é “A tecnologia do campo conectada com a cidade”, e, por essa razão, a Escola Municipal levou 43(quarenta e três) alunos do 4° ao 9° ano para esse dia de campo.Com essa visita, os estudantes puderam vivenciar como funciona a tecnologia aplicada na fazenda, que tem como foco econômico a criação de gado e também a lavoura. Na ocasião, os estudantes puderam sanar dúvidas e ter mais clareza sobre os benefícios da tecnologia, o que vai auxiliá-los quando forem escrever suas redações.
Além dos alunos, professores, coordenadores e secretário de educação, o prefeito municipal de Paraíso das Águas Ivan da Cruz Pereira(Xixi) esteve acompanhando à visita e mencionou sobre a importância do agronegócio para nossa região.
“Hoje o agronegócio, em especial a agricultura é o nosso carro chefe. A maior fonte da nossa receita vem do agronegócio, e essa visita é uma grande oportunidade para que vocês, alunos, saibam como a tecnologia pode ser uma aliada para a nossa produção agrícola e para a qualidade da nossa pecuária”, mencionou o chefe do executivo Ivan Xixi.
Durante o dia de campo, os alunos conheceram a parte administrativa da fazenda, o maquinário, a fábrica de ração e o tratamento dado ao gado; puderam acompanhar também, as ultrassonografias feitas em bovinos para detectar a qualidade da carne.
Quem conduziu e sanou as dúvidas dos alunos foi o gerente da Fazenda, Paulo Nogueira, e o zootecnista Custódio Neto. Na parte de ultrassonografia, estava o veterinário Matheus.
Agrinho: Em 2018, um dos ganhadores do Agrinho foi o aluno Lucenilson Dias Rodrigues que escreveu uma redação intitulada “Produzindo Água no Campo: O agro preservando o maior bem da terra”; obtendo a 3ª colocação, entre mais de 200 mil alunos inscritos que representaram 70 municípios do estado.
ASSECOM- Prefeitura Municipal de Paraíso das Águas- MS