Após pedido da Câmara de Vereadores de Costa Rica, MP abre ação contra empresas de telefonia
A Câmara de Vereadores de Costa Rica-MS há muito tempo vem reivindicando melhorias nos serviços oferecidos pelas operadoras de telefonia celular no município. Após ofício encaminhado pelo Poder Legislativo Municipal ao Promotor de Justiça da Comarca, George Cassio Tiosso Abbud, o Ministério Público ajuizou uma ação contra as operadoras Vivo, Oi e Tim, exigindo melhorias na prestação dos serviços de telefonia móvel, banda larga e internet na cidade.
“Foram várias as indicações e ofícios endereçados às operadoras e até mesmo ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), porém nenhuma medida foi tomada quanto à telefonia móvel no município. Somos abordados diariamente pela população inconformada com a qualidade dos serviços, principalmente pela operadora Vivo,” frisa o vereador 1º secretário, Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PSB).
Segundo dados do Procon do município, cerca de 85% dos usuários de celular em Costa Rica são clientes da empresa VIVO. Entre as principais queixas, os cidadãos reclamam da ausência de cobertura do sinal de telefonia móvel em vários pontos da área urbana, onde os clientes não conseguem receber ou efetuar chamadas e sequer enviar uma mensagem de texto.
Os relatos dão conta de que o problema, em relação à cobertura da Vivo, ocorre com mais frequência nos bairros Vila Vale do Amanhecer, Residencial Sonho Meu IV, Jardim Eldorado, Jardim Imbirussú, Residencial Flor do Cerrado, Jardim Afonso, Jardim dos Pássaros, Loteamento Flor do Campo, Jardim Che Roga Mi, Parque Industrial, Jardim São Francisco, Jardim Residencial Buenos Aires, Residencial Ramez Tebet, Sonho Meu III, Sonho Meu II, Vila Santana, Vila Alvorada, e até mesmo no Centro, entre outras localidades.
A situação se agrava ainda mais quando o assunto é a cobertura com as tecnologias de transmissão de dados móveis nominadas “3G” e “4G”. Diversos cidadãos reclamam da ausência de sinal de internet móvel em incontáveis pontos da cidade de Costa Rica, nos mais diversos bairros, até mesmo na área central, nos quais não é possível sequer enviar uma mensagem via aplicativo WhatsApp.
“Nossa população está pagando por serviços que eles não têm acesso, o que evidencia desrespeito às normas de proteção e defesa do consumidor”, conclui o edil Juvenal.
Fonte: Cassiane Mews / Foto: ASSECOM/CMCR