Câmara de Costa Rica inicia ampliação de instalações, para acomodar novos servidores

Com o objetivo de garantir acessibilidade e aprimorar as condições de atendimento à população, a Câmara de Vereadores de Costa Rica deu início à ampliação de suas instalações.

Conforme o presidente do Legislativo Municipal, Averaldo Barbosa da Costa (MDB), visto que houve um concurso em 2018, o número de servidores aumentou, o que fez com que alguns dos edis cedessem seus gabinetes para que fosse possível receber os novos servidores públicos.

“Voltando um pouco ao passado, desde 2013 quando tomei posse como vereador desta Casa, vi com muita preocupação a situação em que a Casa se encontrava quanto a sua estrutura. A Câmara Municipal é o primeiro Poder do município, representa o povo. E ficávamos até um pouco constrangidos de receber o cidadão nas condições que o prédio estava. Começamos um trabalho de estruturação e reforma em 2015, na gestão do então presidente Dr. Maia (José Augusto Maia Vasconcellos). Em 2016, novamente frente a presidência demos continuidade às obras onde trocamos o piso e o forro. Em 2018, o Dr. Maia promoveu a mudança da fachada. Costa Rica cresceu, e a Câmara também cresceu e veio a necessidade de definir também uma estrutura administrativa. Pouco antes de assumir a presidência em 2019, começamos a trabalhar o projeto de Resolução para criar uma estrutura administrativa dentro da Câmara Municipal, ou seja, criamos setores como exemplo: Recursos Humanos, Contabilidade, Licitações, Compras e Patrimônio, onde antes tudo era praticamente dentro de um mesmo setor”, explicou o presidente do Legislativo.

A ampliação do prédio do Legislativo ficou orçada no valor de R$ 305.071,29 (trezentos e cinco mil, setenta e um reais e vinte e nove centavos), e será realizada pela empresa QUEIROZ OS ENGENHARIA EIRELI EPP, vencedora da licitação.

Conforme o esboço do projeto arquitetônico algumas paredes da Câmara serão demolidas, como, por exemplo, no local onde era a sala da Contabilidade e Controladoria haverá um corredor de acesso às novas salas, lavanderia e banheiros para os servidores.

“Começamos a planejar esta obra no início de fevereiro, lançando o edital de licitação em abril no qual só veio a ser concluído ao final de junho, devido aos trâmites burocráticos exigidos. A obra já está em andamento e teremos novas sete salas, uma sala de reunião, da qual acreditem, o Poder Legislativo Municipal não possuía, e que será um espaço onde possamos promover curso para os servidores, banheiros feminino e masculino e lavanderia”.

Conforme cronograma do contrato, o prazo para conclusão da obra é de quatro meses, com previsão de entrega em novembro de 2019.

“Nosso município vem fomentando o turismo, e precisamos fazer com que o turista veja que temos uma estrutura administrativa para receber não só a população, mas também aqueles que chegam para fazer o seu turismo em Costa Rica”, finalizou Averaldo Barbosa.

 

 

 

 

 

Fonte: Cassiane Mews / Foto: ASSECOM/CMCR