O futebol de Mato Grosso do Sul está em festa. Depois de uma sequência de decepções com as precoces eliminações de Operário e Corumbaense na Copa do Brasil e Série D, o União ABC venceu o Galvez por 3 a 1, em plena Arena da Floresta, na quarta-feira (31/7), e garantiu a classificação à segunda fase da Copa Verde.
Foi o segundo êxito do tricolor da Capital frente aos acreanos. Na última semana, o clube já havia vencido por 1 a 0, no Estádio das Moreninhas. É a primeira participação do clube em uma competição de nível nacional.
O Galvez começou melhor a partida, mas foi prejudicado pela expulsão de Renato aos 23 minutos. O lateral recebeu o segundo amarelo por reclamação depois de uma falta cometida.
Com um a mais, o União ABC abriu o placar aos 36 minutos. Alemão aproveitou boa jogada de Agnaldo e finalizou cruzado.
Mesmo com um jogador a menos, o Galvez voltou do intervalo disposto a complicar a vida do União ABC e deixou tudo igual aos 25 com Brenner. Precisando da virada, o time acreano deu espaços para os contra-ataques e Rafael Lima marcou para os visitantes aos 41. Nos acréscimos, Alemão fechou o caixão.
O União ABC vai enfrentar agora o Luverdense (MT), que disputa a Série C do Brasileirão e tem histórico de eliminar clubes sul-mato-grossenses em torneios nacionais. As datas ainda serão definidas pela CBF.
O campeão da Copa Verde leva prêmio de R$ 2,5 milhões e vaga direta nas oitavas-de-final da Copa do Brasil do ano que vem. É a sexta edição da competição criada para preencher o calendário de times de locais fora dos grandes centros do futebol brasileiro, apesar deste ano times das séries A e B do Brasileirão, como o Goiás, confirmarem participação.
O outro representante sul-mato-grossense na competição, o Costa Rica, encara o Gênus (RO), na noite desta quinta-feira (1). No duelo de ida, em casa, o clube comandando por Mário Tilico venceu por 2 a 0.
O classificado desse duelo joga contra o Sinop (MT).
RAFAEL RIBEIRO– correio do estado
foto Manoel França portal do Acre