Operação realizada pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e Polícia Rodoviária Federal (PRF) contra golpes a locadoras de veículos prendeu despachantes e outras pessoas suspeitas de envolvimento na fraude. A ação Mau Despacho cumpriu 10 mandados de busca e apreensão e 6 de prisão.
De acordo com a polícia, o grupo locava veículos em Goiânia e em Brasília, a maioria em aeroportos, e os levava para Rio Verde (GO). Os suspeitos ‘esquentavam’ a documentação, ou seja, faziam a transferência de proprietários destes carros, no Detran de Paranaíba, utilizando endereços inexistentes na cidade.
Com a documentação supostamente regularizada, o grupo vendia os veículos. Entre as vítimas estão dois delegados de Polícia Civil de Anápolis. Os carros eram vendidos a preço de mercado, para que não houvesse desconfiança de golpe por parte dos compradores.
Conforme a PRF, em Paranaíba foram presas quatro pessoas e cumpridos oito mandados de busca. Em Rio Verde de Goiás foram cumpridos dois mandados de busca e dois de prisão. Os presos são da mesma família.
Durante cumprimento das buscas, em Paranaíba, foi encontrado em uma casa um revólver calibre 38 com três munições intactas.
O nome da operação faz referência ao uso de despachantes para realizar a fraude com os veículos locados.
*Por G1 MS e TV Morena