Foi realizada hoje (19) em Costa Rica uma das visitas de inspeção aos clubes de tiro por equipes do Exército Brasileiro, por meio do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC) e Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC). Denominada Operação Impacto III, as equipes irão coordenar os trabalhos operacionais que serão desenvolvidos, simultaneamente pelas 12 Regiões Militares, alcançando todo o território nacional.
A vistoria foi realizada por uma equipe do 47º Batalhão de Infantaria de Coxim no Clube de Tiro e Caça de Costa Rica que durou uma hora. A vistoria foi dividida em duas partes, sendo realizadas no escritório do clube e no campus.
Segundo o 2º suplente do clube, o policial militar Kelcio Gonçalves a vistoria foi um sucesso e tudo estava de acordo e conforme as normas do Exército e demais normas competentes. “È muita satisfação, porque a diretoria está lutando para deixar tudo conforme as normas do Exército, melhorando cada dia mais o clube. Na semana passada tivemos a etapa do estadual de tiro e estamos lutando para entrar na etapa do brasileiro para representar Costa Rica no ano que vem, tudo graças a boa gerência do clube”, disse o policial.
A Operação Impacto III vai fiscalizar os eventos desenvolvidos pelos clubes de tiro e os atiradores em atividades locais. Além disso, vai incrementar os laços de colaboração e troca de experiências com as entidades e seus conveniados, por meio de orientações, com o propósito de ampliar a qualidade dos serviços prestados pelo SisFPC.
A verificação da documentação, das condições de segurança, das ações no trato com Produtos Controlados pelo Exército (PCE) e do controle da prática do tiro esportivo, são alguns dos aspectos a serem conferidos, tudo de acordo com as normas em vigor.
No âmbito da 9ª Região Militar, cerca de 50 militares compõem 15 equipes, que irão fiscalizar mais de 40 entidades de tiro presentes nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no município de Aragarças, no Estado de Goiás.
Fonte: MS TODO DIA