Prefeito e secretário de Educação visitam Escola Érico Veríssimo na primeira coleta de óleo

Na Escola Municipal Érico Veríssimo está sendo realizado o Projeto Papa Óleo, que tem como principal objetivo coletar o máximo possível de óleo de fritura saturado nas residências da cidade.

Segundo pesquisas, 97,5% do óleo de fritura usado no Brasil estão nas residências e são descartados no ralo da pia, ou diretamente no solo. Um litro de óleo descartado no solo ou colocado junto com o lixo orgânicos que vai direto para o aterro sanitário da cidade contaminam um milhão de litros de água, e, quando despejado no ralo da pia causam transtornos, entupindo os canos de esgoto da residência e até mesmo da rede de esgoto externa, causando problemas para toda a comunidade e gastos para a empresa de saneamento da cidade.

Em visita, o prefeito municipal João Carlos Krug, que também é agrônomo, esclareceu para os alunos sobre a existência dos microrganismos que espiram pela pele, e estes em contato com o óleo morrem.

Na oportunidade João Carlos Krug salientou a importância de diminuir os descartes efetuados de maneira inapropriada e que podem prejudicar o meio ambiente.

  

A Escola Érico Veríssimo, despontou na coleta, e em apenas 10 dias, recolheu o volume estimável.

O secretário de Educação Guerino Períus ressaltou sobre a importância da comunidade escolar continuar armazenando o óleo e enviar para a escola, pois além de colaborar com o Mieo Ambiente, a cada dois litros entregues a criança ganha um brinde, e na soma do volume coletado, há uma pontuação e no fim do projeto, que encerrará  em dezembro,  as mesmas  ganharão outros prêmios como dominó, bambolê, bola de vinil, amoeba, areia cinética, bola gigante, bola de vôlei, bola de futebol, teclado infantil e outros.

A diretora da Escola, Elenir Matos Haach, agradeceu a presença do prefeito e secretário e também ressaltou a importância da USE, União Social Ecológica, que foi a grande idealizadora deste importante projeto.