A Semana do Meio Ambiente em Costa Rica-MS se encerrou nesta quarta-feira (26/06) com a Cerimônia de Premiação e entrega de troféus da “Gincana Ecológica” no Auditório Valdir Justino de Almeida, no Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, onde a Escola Municipal Adenocre Alexandre de Morais foi a grande vencedora da competição que premiava a escola que recolhesse mais resíduos sólidos.
Para dar abertura ao evento o Projeto Florestinha, da Polícia Militar Ambiental, cantou o hino do município. Em seguida, composta a mesa de autoridades pelo vice-prefeito Dr. Roberto Rodrigues; o secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Keyler Simey; representando o presidente da Câmara de Vereadores, Averaldo Barbosa da Costa, o vereador Ailton Martins de Amorim (MDB); a presidente da Comissão Permanente de Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente, vereadora Rosângela Marçal Paes (PSB); a secretaria municipal de Educação, Manuelina Martins Cabral, o representante da Polícia Militar Ambiental, cabo André; o diretor do SAE, Antônio Rodrigues juntamente com demais secretários e subsecretários municipais realizaram a entrega da premiação.
Em sua fala o vereador Ailton Amorim destacou, “ouvimos falar muito em aquecimento global e aos problemas que ele pode ocasionar ao nosso planeta, mas com ações simples começando por nossas casas, como um plantio consciente de árvores, a separação do nosso lixo doméstico poderemos minimizar o problema. Quero parabenizar todos os envolvidos nesta semana de conscientização às nossas crianças, aos poderes Executivo, Legislativo, empresas privadas e entidades que graças a essa união vemos que Costa Rica é um município que faz a diferença promovendo ações que visam o melhor para o nosso povo”, disse o vereador.
O vice-prefeito Dr. Roberto Rodrigues fez um compromisso com às crianças presentes no auditório, fazer com que a Semana do Meio Ambiente seja lembrada o ano todo com ações de preservação, conscientização e cuidado. “A nossa evolução está na educação e o município de Costa Rica tem priorizado com um trabalho consistente em nossas escolas. Temos que fazer a nossa parte seja na nossa escola, nas ruas, dentro de nossas casas e quintais. Com pequenas ações como por exemplo: ao jogar o potinho ou litro de iogurte no lixo, lavar ele antes de descartar, essa ação facilitará o trabalho dos profissionais que fazem a separação destes materiais que exalam forte cheiro após alguns dias, essa é uma das maneiras contribuir”, destacou o vice-prefeito de Costa Rica.
Durante a Semana do Meio Ambiente, entre os dias 1º a 7 de junho, houve palestras, gincanas, entrevistas, plantio consciente, coleta de resíduos e distribuição de mudas. Também foram realizadas competições nas escolas da rede pública municipal como forma de reforçar a importância do meio ambiente.
Assim a escola que mais contribuiu por meio de arrecadação de resíduos recebeu o troféu da Gincana Ecológica, o valor em dinheiro do material arrecado em quilos e um Datashow para a escola. A premiação ficou da seguinte forma:
1º Escola M. Adenocre Alexandre de Morais
2º Escola M. Vale do Amanhecer
3º Escola M. Joaquim Faustino Rosa
4º Escola M. Fábio Rodrigues Barbosa
5º Escola M. Cotrisa de Baus
6º Escola M. Francisco Martins Carrijo
Participaram das atividades a Secretaria Municipal de Educação, o Interact Distrito 4470, Amas, Projeto Florestinha, Agma, SAE, Faculdade Fecra, Grupo Paraná, Atvos e Coopercori.
Galeria de Fotos
Fonte: Cassiane Mews / Foto: ASSECOM/CMCR