Policiais do Policiais do NOTII (Núcleo de Operações Táticas e Investigações do Interior) prenderam dois adultos e um menor pelo crime de tráfico de drogas no bairro Planalto. Os agentes cumpriram mandado de Busca e Apreensão expedido pelo juiz da 2ª Vara Anderson Royer. Esta foi a sexta prisão de pessoas envolvidas no plantio de maconha em residências acima de qualquer suspeita em Chapadão do Sul num período de 24 horas. Além das sementes quatro dichavadores (*) e uma piteira de metal acabaram nas mãos dos agentes.
Todos estão sendo interrogados pelos investigadores que ingressaram na segunda etapa da operação “Chapadão do Sul sem Drogas”. No início foram feitas várias abordagens juntamente com a Polícia Militar em bocas de fumo resultando no cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão. Como as ações tiveram continuidade diariamente a maioria dos traficantes conhecidos esta na cadeia ou agindo com mais cautela.
Segundo o delegado Danilo Mansur neste momento o trabalho de investigação e a colaboração da população é fundamental. Nas prisões feitas ontem e nesta quinta-feira foram localizadas pessoas que geralmente não são vistas em bocas de fumo, mas usam crack ou maconha. Segundo informações de fontes existem outras “hortas” sendo plantadas em todos os bairros de Chapadão do Sul
Dichavador (*) – Consiste de um dispositivo cilíndrico, com duas metades (superior e inferior), com “dentes” ou pinos cortantes alinhados de forma que, quando ambas as metades estão unidas, o material no interior (maconha) seja triturado, desfazendo características prévias que haviam sido resultantes de etapas de seu processo de fabricação, como a prensagem, e melhorando a facilidade do preparo e combustão, ou ainda melhorando o aroma, a textura.
Há também alguns dichavadores com dois ou três compartimentos, com uma tela fina que separa o compartimento inferior do topo. São semelhantes aos dechavadores normais, mas possuem uma segunda tela fina para separar materiais e substâncias de pequenas dimensões indesejados, como terra, pólen e outras impurezas.
Embora geralmente rotulado como um “utensílio de cozinha”, o dechavador de ervas é popular entre os usuários de tabaco, como forma de dividir e triturar a folha do tabaco (ou de outras ervas) de modo a atingir uma consistência que permita mais facilmente seu uso para ser embrulhado (“enrolado”) sob a forma de cigarros caseiros.
Cesar Rodrigues – Chapadense News