Paulo Matsumoto recebeu homenagem na Assembléia Legislativa

O Empresário e produtor rural de Chapadão do sul, Paulo Keiji Matsumoto, de Chapadão do Sul, foi um dos homenageados, durante a sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado, realizada neste dia 30 de setembro, em comemoração aos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão. A propositura da homenagem veio do Deputado Estadual Eduardo Rocha (PMDB).

Familiares e amigos do homenageado, estiveram presente no Plenário Deputado Júlio Maia, para assistirem a homenagem.

Antes da homenagem ocorreu a apresentação de um grupo de alunos do projeto Kaizen Wadaiko, de Fatima do Sul.

O Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão foi assinado em Paris no dia 5 de novembro de 1895. A vinda dos imigrantes foi resultado de uma combinação de dificuldades e interesses de ambos os países. O primeiro navio vindo do Japão, Kasato Maru, chegou ao Brasil em 18 de junho de 1908, com 781 passageiros. Com o propósito de reconhecer a importância de várias gerações, a Assembleia Legislativa realizou nesta quarta-feira (30/9), sessão solene em homenagem aos nipo-brasileiros que contribuíram para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

VEJA A GALERIA DE FOTOS

De proposição dos deputados Renato Câmara (PMDB) e George Takimoto (PDT), a solenidade marcou a entrega da Medalha e do Diploma de Honra ao Mérito Legislativo 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão. “Essas homenagens são uma forma do Poder Legislativo reconhecer a importância da comunidade nipo-brasileira e o valor histórico deste Tratado, que possibilitou o estreitamento das relações comerciais e a vinda dos japoneses ao Brasil”, ressaltou Renato.

Em nome dos homenageados, Kosuke Ono destacou a relevância da solenidade. “Recebemos a honrosa Comenda como homenagem à confiança construída com sangue e lágrimas pelos nossos antepassados. Atualmente, o Brasil está enfrentando problemas econômicos, mas aproveitando essa solenidade, reiteramos o desejo de que ambos os países caminhem para um maior intercâmbio, rumo a prosperidade”.

O evento teve a participação do Coral da Assembleia Legislativa e do Grupo Kaizen Wadaiko.

Paulo Keiji Matsumoto

Paulo Matsumoto com esposa , filhos, noras e neto e netas

Nascido em 20 de janeiro de 1957, descendente da segunda geração de japoneses-Nissei. Há 83 anos, a família Matsumoto imigrou para o Brasil, chegando em 1º de setembro de 1933, seguindo para Promissão – SP. Alguns anos se seguiram até estabelecerem-se na cidade de Cambé, PR, onde tiveram 9 filhos e o primeiro filho, ante as dificuldades, falece ainda bebê. Nasceram 6 filhas e por fim 2 filhos, sendo Paulo o caçula dos irmãos.

Aos 16 anos, mudou-se para Itambé – PR para ajudar seu pai na lavoura, trabalhando durante o dia e estudando a noite, concluiu o 2º grau, mas por causa do trabalho não conseguiu continuar os estudos. Paulo se apaixonou por uma moça brasileira e se casa aos 19 anos com Ana Lúcia Schlatter. Por causa das tradições, seu pai o deserdou por ter casado com uma brasileira, ficando com apenas 2.5 alqueires de terra que já tinha conquistado e junto com sua esposa trabalharam dia e noite, chegando muitas vezes a ficarem 48 horas na lavoura em cima de um trator. Em 1988, o jovem casal, com dois filhos, a convite do seu sogro Alberto Schlatter vieram conhecer Mato Grosso do Sul e logo se encantaram com a região de Chapadão do Sul.

Mudaram-se logo em seguida com muito trabalho, fé, amor, dedicação e união, as portas foram se abrindo. Foi um começo muito difícil, sua primeira propriedade não tinha sede e ficaram um bom tempo dormindo em barraca de pesca, onde sua esposa cozinhava em barraca de lona preta até sua sede ficar pronta.

Tiveram o terceiro e último filho já em Mato Grosso do Sul, construindo uma linda família de três filhos homens, sendo os dois filhos mais velhos engenheiros-agrônomos e o caçula advogado, o qual encontra-se morando nos EUA. Os dois filhos mais velhos trabalham junto com o pai, são filhos abençoados. Paulo tem duas noras maravilhosas e quatro netos abençoados.

Hoje é um grande empresário e produtor rural na área de soja, milho, algodão, pecuária, deslintamento de algodão e revenda agrícola, tornando-se um empresário de referência em nossa região. Gerando 60 empregos diretos, vários destes trabalhando a mais de 10 anos.

Conseguiu muito mais do que sonhou ter, Deus foi maravilhoso com sua família.

“Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1º Samuel 7.12