O CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – em parceria com a Secretaria de Assistência Social realiza no domingo, 04 de outubro de 2015, as eleições para escolha dos conselheiros tutelares de Costa Rica – MS. O local de votação será na Câmara Municipal de Vereadores no horário das 8h às 17h.
Para o prefeito Waldeli dos Santos Rosa esse é o momento para a sociedade exercer sua cidadania plena, participando da votação, tendo em vista que os conselheiros têm por função atuar na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Este ano, a eleição acontece no mesmo dia em todos os municípios brasileiros e os conselheiros eleitos terão quatro anos de mandato.
“A finalidade dessa uniformização foi justamente provocar o reconhecimento da sociedade na relevância do cargo de conselheiros tutelares. O Conselho é o primeiro elo entre a sociedade, a comunidade, mais especificamente a criança e o adolescente, e o resguardo de direito deles na rede protetiva que existe em todos os municípios”, destacou o prefeito.
Conforme a comissão organizadora do processo eleitoral, qualquer cidadão maior de 16 anos pode votar desde que, no dia, compareça ao local de votação com o título de eleitor e um documento oficial com foto.
15 candidatos concorrem ao cargo de conselheiro tutelar em Costa Rica. Serão eleitos, no total, cinco conselheiros tutelares, os demais ficarão para suplentes conforme o maior número de votos.