Paraíso das Águas possui mais de 215 nascentes catalogadas

A preservação do meio ambiente é de suma importância e fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Em Paraíso das Águas existem 215(duzentas e quinze) nascentes catalogadas pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo e do setor de geoprocessamento da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Para proteger estas nascentes e os remanescentes florestais, foram criadas três Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental do Rio Sucuriú, Área de Proteção Ambiental do Rio Verde e recentemente a Unidade de Preservação Integral Refúgio de Vida Silvestre do Rio Sucuriú. Estas Unidades de Conservação são de uso sustentável, onde se consegue conciliar o setor produtivo com o meio ambiente.

A Unidade de Preservação Integral Refúgio de Vida Silvestre do Rio Sucuriú, localizada na região da Ponte de Pedra-Curralinho, é de suma importância para preservação da vida silvestre e aquática do Rio Sucuriú, onde é constituída de varjões que são considerados um berçário de peixes do Rio Sucuriú.

Através do Projeto Preserva Paraíso e da Patrulha Mecanizada, já foram recuperadas 350(trezentos e cinquenta) hectares de áreas degradadas, com gradeação, distribuição de insumos e plantio de sementes, proporcionando ao pequeno produtor, melhores condições de pastagem.

Já foram levantadas mais de 250(duzentos e cinquenta) hectares de curvas de nível, visando evitar as formações de erosões, o assoreamento dos rios e dando maior produtividade para as propriedades.

ASSECOM- Prefeitura Municipal de Paraíso das Águas- MS